• Carregando...

Equipes do Incra e do Conselho Tutelar estão em Bituruna, no Sudeste do Paraná, fiscalizando as carvoarias de assentamentos do MST. A ação dos órgãos acontece depois da denúncia feita na reportagem do Paraná TV que mostrou crianças trabalhando e se arriscando nesses locais.

Escoltada pela Polícia Militar, uma equipe do Conselho Tutelar de Bituruna enfrentou poeira e pedras na única estrada até os assentamentos, para fiscalizar o trabalho infantil nas carvoarias. A primeira parada foi na casa de Maria Madalena, mostrada na reportagem de terça-feira (8). Com medo, a carvoeira escondeu os filhos no mato. O mais novo, de seis anos, trabalha em meio à fumaça, tapando buracos dos fornos de carvão.

Assim como os filhos de Maria Madalena, centenas de outras crianças passam até dez horas por dia no meio da fumaça e do trabalho pesado nos fornos de carvão. Um exemplo é Luciano, de 13 anos, que além de carregar cargas pesadas, dirige um trator que transporta dezenas de troncos de árvores.

Nesta quarta-feira (9) foi a vez dos fiscais do Incra percorrerem a região, visitando as famílias. Eles pretendem passar pelos sete assentamentos, buscando alternativas de renda para as famílias. O Incra, que deveria regularizar os assentamentos, não teria encaminhado documentos, por isso a terra ainda é do Governo Federal.

Veja imagens da fiscalização na reportagem em vídeo do Paraná TV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]