• Carregando...
Flávio Tomasich: “Tratamento humanizado ajuda a melhorar o sistema imunológico”. | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Flávio Tomasich: “Tratamento humanizado ajuda a melhorar o sistema imunológico”.| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

O Hospital Erasto Gaertner está pronto para receber os cerca de 1,2 mil pacientes de câncer oriundos de quatro clínicas particulares descredenciadas pela prefeitura de Curitiba a partir do próximo dia 1º. Ontem, o novo setor de quimioterapia foi inaugurado. Era o último ajuste que faltava para o hospital dobrar a capacidade de 1,5 mil para 3 mil pacientes por mês. O objetivo é oferecer tratamento oncológico integral e mais humano, acompanhado de equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais).

A área inaugurada ampliou o setor de quimioterapia de 270 para 400 metros quadrados. Ela fica perto dos ambulatórios. Com a ampliação, o novo setor ganhou uma sala de espera com 26 lugares, cinco consultórios e 30 poltronas usadas no tratamento, além de instalações sanitárias. A obra custou R$ 300 mil e foi feita com recursos próprios.

Segundo Flávio Tomasich, superintendente do Erasto Gaertner, a ampliação oferece mais conforto e condições adequadas para o paciente, dentro das novas exigências do Ministério da Saúde (Portaria 146/2008). "O tratamento humanizado ajuda a melhorar o sistema imunológico". Já a equipe de profissionais não vai sofrer alteração, pois só faltava espaço físico para aumentar a capacidade. A direção do Erasto Gaertner tem outros projetos para aumentar a oferta de serviço de quimioterapia de curta e longa duração e de radioterapia, cujas obras devem ser iniciadas até o fim do ano.

Evangélico

A Unidade de Alta Complexidade para atendimento SUS do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba está pronta, mas não há previsão de quando será aberta, por causa do alto custo para equipá-la, de R$ 8 milhões. Ela ocupa três andares e tem 92 leitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]