• Carregando...
Ernesto Fredegotto é quem faz os moldes dos desenhos dos tapetes | Gilberto Abelha/JL
Ernesto Fredegotto é quem faz os moldes dos desenhos dos tapetes| Foto: Gilberto Abelha/JL

Existe um tipo de obra que os artistas não se importam de vê-la destruída, pelos passos de fiéis de uma procissão, ao final da exposição pública: os tradicionais tapetes do feriado de Corpus Christi, que os cristão celebram amanhã em todo o Brasil. E o administrador Ernesto Fredegotto, 50 anos, desempenha um papel importante na composição dessa arte em Londrina.

Um dos mais esperados tapetes na cidade, feitos de pó de café, pó de serra, areia colorida, sal grosso, recicláveis e até materiais de higiene, é o da Paróquia da Imaculada Conceição, na Rua Belo Horizonte, no centro. Ali, a partir das 5 horas, a população vai compor no chão a arte de quase 150 metros. Ao fim da celebração, haverá a procissão que passará por cima do tapete.

Desenhista por paixão, Ernesto é o responsável pela criação dos moldes com as figuras que vão no tapete, que será dividido em dez partes – cada uma com 2,1 metros por 3,2 metros, abordando temas diferentes, escolhidos pelos grupos pastorais da igreja. No passado, ele frequentou cursos de desenho arquitetônico, pintura e artes plásticas, mas não seguiu nada disso na vida profissional.

Ernesto vai chegar antes de todo mundo na rua, lá pelas 4 horas, para afixar os desenhos pré-elaborados sobre lonas, para que, depois, os voluntários os preencham. O processo de criação das ilustrações é simples: a partir das sugestões dos fiéis e de pesquisa de imagens na internet, o desenhista faz os moldes em papel. "Busco uma proporção, adapto e personalizo. O trabalho é 80% ampliação e 20% de esforço criativo."

Além de ecológicos, os tapetes são também politicamente corretos: não vale usar alimentos nem comprar materiais caros. Tudo simples e funcional. Ao fim de tudo, os voluntários ajudam a limpar o espaço público. "Não fico triste quando a procissão passa por cima de tudo. Faço de coração, entendendo a data e o motivo do Corpus Christi: mostrar a fé, o Cristo e exibir fora do espaço da igreja tudo o que a religião pode oferecer", argumentou Ernesto.

Qualquer pessoa pode ajudar a montar o tapete, fiel ou não. "Antes ou no dia, todo mundo é bem-vindo", explicou uma das coordenadoras da procissão, Denise Ortenzi.

Para doação

Uma das dez partes do tapete será composta com materiais de higiene pessoal, que, depois, serão doados às mulheres detidas no 4º Distrito Policial. Por isso, a igreja aceita doações de pasta de dente, sabonetes, absorventes, desodorantes e outros produtos.

Serviço

As doações podem ser feitas Rua Tupi, 241, na esquina com a Rua Belo Horizonte. A montagem do tapete começa a partir das 5 horas. Mais informações pelo telefone 3323-9710.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]