• Carregando...

A Secretaria de Educação de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, determinou o adiamento do início do ano letivo na Escola Municipal Henrich de Souza. As aulas de 800 alunos matriculados nesta unidade só começam na próxima segunda-feira (14). O motivo para a mudança é a ocupação do ginásio de esportes da escola, onde estão cerca de 20 famílias que, em dezembro, foram retiradas de uma área de ocupação no bairro Guarituba.

De acordo com a secretaria municipal de educação, Loireci Dalmolin de Oliveira, a decisão foi tomada porque os conteúdos da disciplina de Educação Física ficariam prejudicados, por não haver local para ministrá-los, e pela possibilidade de compartilhamento dos banheiros entre as famílias e os alunos. "Nós estamos esperando a reintegração de posse porque não é possível iniciar as aulas se as famílias que estão lá lavam roupas e tomam banho no banheiro que seria utilizado pelos alunos. Se a ação de reintegração acontecer durante as aulas, a questão de segurança dos alunos também ficaria prejudicada", explica.

Loireci adianta que os quatro dias de aulas que os alunos não terão nesta semana serão repostos durante o ano. Segundo a secretaria, assim que for publicada a decisão da Justiça sobre a ação proposta pela prefeitura para reaver o local, será feita uma força tarefa de limpeza na escola para o recomeço das atividades.

Ação

Em 20 de janeiro, a prefeitura ingressou ação judicial para reintegração de posse do local, depois de notificar as famílias sobre a necessidade da saída de forma extrajudicial. Estas famílias estavam em uma área de preservação ambiental que foi ocupada de forma irregular e como não tinha para onde ir. O espaço foi cedido pela prefeitura de forma temporária, de acordo com o secretário de Meio Ambiente de Piraquara, Gilmar Clavisso.

Desocupação

O trabalho de desocupação na área do Guarituba foi coordenado pela Polícia militar (PM) e, começou no dia 2 de dezembro de 2010. Cerca de mil policiais e 110 viaturas foram deslocados para o local. As autoridades cumpriram uma ordem de reintegração de posse determinada pela juíza Diocélia da Graça Mesquita Fávaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]