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Saúde e boa alimentação sempre estiveram em pauta nas discussões escolares. Pensando nisso, o professor Silvio Luiz de Lima, da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, resolveu ir mais a fundo nessa questão.

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Com base em uma notícia publicada no jornal Gazeta do Povo, o professor trabalhou o assunto com os alunos e provocou a conscientização da turma para o consumo excessivo de açucares e o cuidado com doenças crônicas como o diabetes. A reportagem foi “Indústria nacional de refrigerantes restringe vendas em escolas” foi publicada em 23 de junho, no caderno de Economia.

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“Em um primeiro momento, reuni os alunos para uma conversa sobre o que é um jornal, qual seu papel na sociedade e qual sua representatividade em nossas vidas. Em seguida apresentei a reportagem sobre a indústria nacional de refrigerantes restringindo a venda do produto nas escolas”, contou o professor, que abordou diversas matérias a partir de uma mesma notícia.

Açúcar em excesso

Logo após a apresentação do jornal e leitura da matéria, os estudantes fizeram um debate sobre consumo excessivo de refrigerantes e a quantidade diária consumida por cada aluno. Depois de discutir o tema, partiram para a prática: calcular a quantidade de açúcar presente em uma garrafa de 1 litro de refrigerante. “Pela tabela nutricional, a proporção era de 21 gramas por 200 ml, ou seja, são 105 gramas de açúcar por litro. Então, em um recipiente de 2 litros, a quantidade de açúcar sobe para 210 gramas. Isso gerou uma sensação de espanto em todas as crianças”, explicou Lima.

Após assistir alguns vídeos sobre o assunto, com os dados da pesquisa na mão e muita força de vontade, a turma realizou um trabalho de conscientização. Foram quatro grupos de trabalho, um ficou responsável pelas informações de prevenção de doenças pelo hábito de alimentação saudável; outro ficou com a pesquisa sobre as indústrias de refrigerante; um terceiro grupo pesquisou tudo sobre o açúcar e sua importância para o corpo humano; o último grupo comparou alimentos industrializados com alimentos naturais. Mais um trabalho de mobilização social com protagonismo dos alunos.