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Funcionários e alunos de uma unidade franqueada da rede de ensino de idiomas Wise Up localizada no bairro Novo Mundo, em Curitiba, foram surpreendidos na última terça-feira com o fechamento da escola. Ao chegarem para as aulas da manhã, eles não conseguiam nem sequer entrar no local. Segundo funcionários ouvidos pela reportagem, os empregados estão com salários atrasados e o dono da escola franqueada deu sinais de haver problemas financeiros com o estabelecimento dois meses antes de fechar o local.

A escola teria dez funcionários e cerca de 100 alunos matriculados. Segundo Eduardo Liporacci, um dos empregados, há dois meses os serviços apresentavam problemas.

Segundo o coordenador de franquias da Wise Up, Adilson Parrella, a empresa recebeu na terça-feira a informação do fechamento da escola e enviou funcionários à unidade para verificar o fato. "Há algum tempo já tínhamos conhecimento de que o responsável por essa sede não estava cumprindo os requisitos de qualidade da empresa. Agora nossa prioridade é dar aos alunos o retorno às aulas em sedes próximas ao Novo Mundo", garante.

Segundo Parrella, os alunos da franquia não devem ter qualquer prejuízo com o fechamento da unidade. "Nós entramos em contato com os alunos para dar algumas opções. Ainda nessa semana as aulas deles serão retomadas". Ele ainda disse que a empresa pediu ao responsável pela franquia no Novo Mundo que se descredencie em até 24 horas. Ele não poderá mais usar a marca para abrir uma nova escola. Quanto aos funcionários, Parrella diz que eles são vinculados à razão social do responsável pela franquia e não à Wise Up e que as questões trabalhistas devem ser resolvidas diretamente com o franqueado.

Os empregados buscaram ajuda no Ministério do Trabalho e no Sindicato dos Funcionários de Administração Escolas do Paraná. O sindicato informou que tomará as medidas necessárias para buscar um acordo com o empregador. A reportagem tentou falar com o advogado do dono da escola, mas não obteve resposta até o início da noite de ontem.

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