• Carregando...

A Escola Profª Balbina Pereira de Souza, no município de Araucária, decretou nesta terça-feira (27) a paralisação das aulas por dois dias, para discutir medidas de segurança. A direção tomou esta decisão após ter sofrido, na última semana, casos de invasão à escola seguida de agressão a uma aluna, ameaças ao diretor e presença de pessoas armadas no portão do colégio.

As situações foram notificadas, segundo documento emitido pela escola, à Guarda Municipal, à Secretaria de Educação e à Polícia Civil na última sexta-feira (23). Nesta terça, a direção se reuniu com a Prefeitura para adotar medidas que busquem aumentar a segurança.

Dois Boletins de Ocorrência foram registrados na Delegacia de Araucária no mês de agosto. No dia 8, foi apreendida uma faca com mais de 30 centímetros no banheiro masculino. Na última sexta-feira (23), no entanto, se deu o caso mais grave: pais de uma aluna invadiram a escola para tirar satisfações com a colega da garota e acabaram agredindo a adolescente. A diretora da escola, Dirléia Matias, conta que a mãe de outra estudante denunciou que havia pessoas armadas no portão. Além disso, segundo Dirléia, a diretoria tem sofrido ameaças. "O mesmo sujeito que ameaçou o vice-diretor também me abordou poucos dias depois. O rapaz se dirigiu a mim e disse que tem a mira certeira", narrou a diretora. A escola tem, segundo a diretora, cerca de 700 alunos.

Nelson Lopes, pai de um aluno de 11 anos, conta que ficou sabendo das ocorrências por conta de outros pais, que têm medo de mandar as crianças às aulas. "Eu só continuo deixando meu filho frequentar a escola porque pago uma van que deixa e busca os alunos dentro do local. Pelo que ficamos sabendo, ameaçaram não só a diretoria, mas também professoras que tentaram intervir", afirmou.

O Secretário da Educação de Araucária, Ronaldo Martins, reconhece que a violência tem colocado em risco os estudantes no município, mas afirma que a prefeitura toma providências para resolver o problema. No caso da Escola Balbina, segundo o Secretário, já foi destacado um Guarda Municipal para ficar no portão, o que não havia até então.

"Nesta terça o agente já passa a estar em caráter fixo no imóvel, para evitar que os acontecimentos se repitam. Além disso, fomos informados que já foram identificados os dois adolescentes que invadiram a escola. Mas estamos conversando com a diretoria para adotar outras medidas que reforcem a segurança", declarou. De acordo com Martins, Araucária tem 42 escolas em funcionamento, e três delas já apresentaram problemas graves de segurança neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]