• Carregando...

Em apenas duas semanas, rachadura em parede cresceu 10 centímetros

A escola municipal de Cascavel (Oeste do Paraná) que tem duas salas de aula interditadas por causa do perigo de desabamento, deve ter as obras de reforma iniciadas nesta semana. O telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, mostrou, no início do mês, que, em razão do risco de um desastre, os espaços estão sendo sustentados por troncos de eucalipto.

Na ocasião da reportagem, a secretaria municipal de educação de Cascavel afirmou que não havia feito uma avaliação da estrutura do prédio e que a previsão era que a reforma começasse apenas em novembro. Após a veiculação das imagens do imóvel, entretanto, técnicos da secretaria de obras da cidade estiveram no local. Um estudo feito na segunda-feira (14) mostrou que serão necessários R$ 32 mil para a reforma do colégio.

Em apenas duas semanas, uma rachadura na parede de uma das salas interditadas cresceu dez centímetros. Apesar da precariedade do local, não será preciso demolir nada, segundo o Bom Dia Paraná. A fundação será apenas reforçada para garantir a segurança. "A pretensão da secretaria de obras é fazer esse serviço emergencialmente. Ainda nesta semana devemos ter algumas pessoas trabalhando aqui", disse Silvio Torres, engenheiro da secretaria de obras, ao telejornal.

O estudo de técnicos da secretaria de obras mostrou que a origem do problema está no solo sobre o qual a escola está construída. O terreno é muito instável por causa de infiltrações e fica ainda mais vulnerável por estar perto da rua, que recebe tráfego intenso de caminhões. O objetivo da obra, que tem previsão de ser concluída em 45 dias, é que isso esses fatores não gerem mais preocupação.

Desde abril, e até a conclusão dos serviços, os alunos estão estudando na sala de informática e na biblioteca do colégio. "Gostaria que as crianças retornassem ao local que elas estão acostumadas e que é propício à aprendizagem ainda este ano", disse Maura Pereira Farias, diretora da escola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]