• Carregando...

As escolas de samba do Rio também estão empenhadas em arrecadar donativos para as vítimas das chuvas na Região Serrana. Há postos de coleta na Cidade do Samba e nos barracões das agremiações na Gamboa, na Zona Portuária. Nos dias 16 e 17 de janeiro, mais de 50 mil pessoas foram ao Sambódromo conferir o segundo fim de semana de ensaios.

No sábado (16), ensaiaram a Alegria da Zona Sul, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense. Já no domingo (17), foi a vez da Cubango, Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval carioca, e da Mocidade.

Durante os ensaios, as escolas pediram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do temporal que já matou mais de 800 pessoas e deixou milhares de desabrigados na Região Serrana. Cada agremiação do Grupo Especial levou uma média de 2.800 componentes para a Avenida, em alas uniformizadas.

A Alegria da Zona Sul, escola do Grupo de Acesso, abriu os ensaios no sábado (16). Depois, foi a vez da Unidos do Viradouro, que foi rebaixada após amargurar a última colocação no carnaval 2010. A vermelha-e-branca de Niterói, Região Metropolitana do Rio, vai apostar na comunicação e união dos componentes para voltar ao Grupo Especial.

Com raça e muita vibração, os componentes da Viradouro mostraram que estão de passagem pelo Grupo de Acesso, mas que o lugar de direito é no Grupo Especial. Todas as alas demonstraram amor e paixão pelo pavilhão. A comissão de frente, sob o comando do coreógrafo Fábio de Mello, não apresentou a coreografia oficial. As rainhas de bateria Dani Banananinha e Patrícia foram um show à parte.

A Imperatriz Leopoldinense, do Grupo Especial, foi a última a ensaiar no sábado, e levou para a Sapucaí uma prévia do enredo "A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde". Mestre Marcondes e seus ritmistas treinaram com a rainha de bateria Luisa Brunet. A agremiação promete fazer uma viagem pelo tempo e passear pela história da medicina.

Para ajudar, equipes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) distribuíram um informativo com as letras dos sambas do Grupo Especial.

Arquibancadas lotadas

O público foi maior no domingo, 16 de janeiro, quando se apresentaram a Unidos da Tijuca e a Mocidade Independente de Padre Miguel, ambas do Grupo Especial. Cerca de 35 mil foliões ocupavam as arquibancadas e o espaço destinado às frisas dos setores ímpares. A Acadêmicos do Cubango, do Grupo de Acesso, abriu a noite de ensaios.

Logo depois foi a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, com um enredo que aborda a agricultura e a festa das colheitas de várias épocas e lugares. Descontraída, a escola da Zona Oeste provou que está em sintonia com a sua comunidade. Os componentes entraram no clima do samba-enredo e animaram o público.

A Unidos da Tijuca fechou o segundo fim de semana de ensaios técnicos na Sapucaí. Com todos os componentes já bem integrados no enredo "Essa noite eu levarei sua alma". Os ensaios técnicos continuam no Sambódromo durante todos os sábados e domingos de janeiro e fevereiro. A entrada é franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]