• Carregando...

Brasília – A reunião em que seria escolhido ontem o novo coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional acabou em confusão. O atual coordenador, deputado Chico da Princesa (PR), bateu boca com o colega Ricardo Barros (PP) e o encontro teve de ser encerrado às pressas. A eleição deve ser realizada hoje, às 15h30.

A discussão começou porque Chico não queria agendar uma data para a escolha. Barros insistiu para que o parlamentar definisse o dia, o que irritou o coordenador. "Baixa a bola, Ricardinho. Só porque virou vice-líder do governo agora você acha que pode tudo", disse Chico.

Barros respondeu que o colega "não era o dono da bancada, apenas o coordenador" e que os deputados poderiam agendar uma data sem o crivo dele. "Não vou baixar a bola, até porque ela já está bem baixinha", disse.

O bate-boca também atrapalhou outro objetivo da reunião, que deveria decidir as emendas de bancada que entrariam no Plano Plurianual de Investimentos do governo federal para os próximos quatro anos. Há oito propostas de obras em discussão, mas apenas cinco podem ser encaminhadas.

Chico está no cargo desde 2005 e não foi eleito pelos 30 deputados federais e 3 senadores que compõem a bancada paranaense. Ele era coordenador-adjunto de José Borba, ex-deputado que renunciou ao mandato após denúncias de envolvimento com o mensalão. Borba, que era do PMDB e se filiou neste ano ao PP, ficou na função durante seis anos.

"Estou na Câmara há nove anos e nunca votei para coordenador. Precisamos de mais rotatividade", afirmou Osmar Serraglio (PMDB). Há duas semanas, os parlamentares paranaenses realizaram uma reunião no gabinete do peemedebista. Nela, ficou definida a escolha de um novo nome para o cargo, com mandato de um ano sem possibilidade de reeleição.

Três deputados manifestaram o interesse de ocupar a função – Alex Canziani (PTB), Dilceu Sperafico (PP) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Chico afirmou ontem que não pretende permanecer. "O pessoal fala muito, mas só é mais acúmulo de trabalho", explicou.

Canziani propôs ontem que os parlamentares escolham de uma vez os coordenadores para 2007/2008 e para 2008/2009. "Precisamos de renovação e assim já estaria garantida a troca", justificou.

Rocha Loures decidiu candidatar-se ao cargo na segunda-feira, quando soube da escolha, e foi o único que fez campanha corpo a corpo. "A reunião de ontem foi a prova do descontentamento de todos com a atual situação."

Sperafico confirmou o interesse, mas disse que não irá pedir votos. "Tenho experiência e só quero ser coordenador porque tenho colegas que me querem no cargo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]