| Foto:

Lala Schneider

CARREGANDO :)

Lattes

Publicidade

Você já deve ter acessado a Plataforma Lattes, mas talvez não saiba que o sistema que armazena currículos homenageia um curitibano. Nascido em 1924, o físico Cesar Lattes foi um dos descobridores, em 1947, do méson pi, uma partícula, também conhecida como píon, que é responsável pelo comportamento das forças nucleares. Em sua homenagem, o CNPq deu seu nome à plataforma, hoje importante instrumento para padronizar as informações curriculares de estudantes e pesquisadores brasileiros.

A expressão faz cair por terra outro mito que os moradores de Curitiba alimentam: "curitibano não tem sotaque". Quem é de fora brinca que para descobrir se alguém é curitibano, basta pedir que diga, em voz alta, a frase: "Leite quente dá dor de dente". Se ouvir os últimos "es" como se ele fosse maiúsculo e carregasse um acento circunflexo, na certa está falando com alguém de Curitiba. Mas não, curitibano não tem sotaque...

Ligeirão e Ligeirinho

Publicidade

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra L.