| Foto: Fotos: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Espaços atuais incentivam pouco a inovação

O austríaco Pablo Hundi (foto), representante da Impact Hub, comunidade internacional de negócios e projetos que promovem impacto positivo na sociedade, falou sobre espaços de inovação e empreendedorismo na CICI 2014. Segundo ele, um ecossistema de inovação ideal é formado por espaços físicos abertos, estimulantes e criativos, que favorecem a inovação e o empreendedorismo por meio do fluxo de ideias.

De acordo com Hundi, no entanto, a maioria dos espaços públicos e privados da atualidade ainda mantém características voltadas à produção em série, e não ao compartilhamento de ideias e à convivência interpessoal. Esse cenário vem se transformando no âmbito privado, mas no público avança mais lentamente.

"Precisamos pensar nas cidades inteiras como espaço de inovação". E isso, para ele, está muito mais ligado ao vivenciar cotidiano de cada um na cidade do que às intenções de políticos e grandes empresários.

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Smart city

Capital será piloto brasileira para índice de cidades inteligentes

Ontem, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Instituto de Promoção de Capacitação e Desenvolvimento (Iprocade) assinaram um protocolo de intenções com o Inteli, instituto português representado pela especialista Catarina Selada na CICI 2014.

O objeto é colocar Curitiba como cidade brasileira piloto para integrar a Rede de Cidades Inteligentes, ação que reúne mais de 40 municípios português em busca do ideal smart city, conceito no qual o município apresenta bom rendimento em itens como inovação, sustentabilidade, inclusão, gestão e conectividade.

Ainda na sexta-feira, especialistas do Iteli afirmaram que a capital paranaense, em razão de seus histórico de planejamento urbano e soluções em transporte coletivo, seria uma das cidades brasileiras mais propícias a entrar no índice.

Tecnologia

Software pode auxiliar no recolhimento de crianças de rua

Kelli Kadanus, especial para a Gazeta do Povo

A estudante Talita dos Santos Soares, de 16 anos, participou neste ano do Festival de Ideias da CICI. Ela apresentou um protótipo de um aplicativo de celular que auxilia instituições a recolher crianças de rua.

Por meio do celular, quem encontrar uma criança nas ruas pode enviar informações sobre idade aproximada, características físicas e localização ou enviar uma foto e acionar a localização pelo GPS do aparelho. As informações são repassadas automaticamente às instituições responsáveis pelo recolhimento e assistência social da cidade. "A ideia é se tornar grande e que o aplicativo seja usado em vários países", conta Talita.

Talita e mais duas colegas do Colégio Estadual Elias Abraão tiveram a ideia para o aplicativo durante uma partida de pingue-pongue. "A gente sempre quis trabalhar com crianças", conta a estudante.

O aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento.

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Debora Rocha: casas sustentáveis tem mais valor agregado

O fim do mito curitibano voltou a ser debatido nos últimos três dias, durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI) 2014. Depois da polêmica matéria publicada no periódico francês Le Monde Diplomatique que abordava o tema, o assunto ganhou repercussão em redes sociais e as mesas de debates de especialistas em Urbanismo e mobilidade urbana.

No texto, o jornalista Thomas Badia Diego classificou a atual Curitiba como congestionada, poluída e socialmente desequilibrada. Para chegar a essa conclusão, ele citou engarrafamentos na Linha Verde, o crescimento populacional desenfreado das últimas décadas e os índices de violência da capital paranaense.

Elementos

Os indicadores analisados pela publicação francesa, _aliás, não deixam de inquietar curitibanos e não-curitibanos que moram na cidade. A taxa de homicídios da cidade ultrapassa a casa dos 20 por 100 mil habitantes – quase o dobro do verificado em São Paulo. A Organização Mundial da Saúde considera a violência endêmica quando a uma taxa acima de dez por 100 mil.

Já em relação à mobilidade urbana, a velocidade média dos ônibus não ultrapassa os 17 km/h, quando o ideal seria algo entre 20 km/h e 25 km/h. Assim como em São Paulo, a prefeitura começou a instalar faixas exclusivas de ônibus para tentar reverter esse quadro. Na capital paranaense, as faixas estão sendo instaladas em um trecho de 2,5 quilômetros na Rua XV de Novembro, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e Rua João Negrão. Com a medida, espera-se que haja um ganho de 5% na velocidade média de 11 linhas.

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Para André Telles, um dos organizadores do Icities – fórum que ocorreu paralelamente a CICI 2014 –, Curitiba teve muitas marcas e hoje precisa se reinventar. "A cidade precisa mostrar seus pontos fortes. Curitiba já foi cidade sorriso, cidade modelo, cidade da mobilidade e ecológica. Mas isso não pode ser apenas uma marca, tem de ser um conceito de gestão e não pode mudar de gestão para gestão", afirmou Telles, para quem Curitiba tem hoje características para se rum polo de inovação de atração de empresas startups.

A recriação de um conceito para a cidade, aliás, foi o que moveu a inscrição de 21 propostas para uma Curitiba mais criativa e inovadora. Eles se dividiram em eixos como mobilidade urbana, infraestrutura, tecnologias sociais, empreendedorismo, viver a cidade e eficiência. Ao todo, mais de 1,8 mil pessoas se inscreveram para participar dos fóruns, palestras e painéis do evento. Nos três dias do evento, mil pessoas passaram pelo espaço instalado na Universidade Positivo, desde jovens estudantes até empreendedores na área de tecnologia e ambientalistas.

Obras sustentáveis são negócio de empresa curitibana

Carolina Pompeo, especial para a Gazeta do Povo

A empresa curitibana de engenharia TecVerde apresentou no segundo dia da CICI 2014 a tecnologia de construção de casas sustentáveis desenvolvida em parceria com o Ministério da Economia da Alemanhã e com o apoio da FIEP.

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O sistema construtivo industrializado desenvolvido pela TecVerde possibilita que a parte estrutural da casa seja produzida em fábrica – apenas a etapa de fundação da construção é feito em maneira tradicional. Assim, até 70% do empreendimento acontece na fábrica, eliminando o tradicional canteiro de obras, gerando menos desperdício de materiais e recursos naturais e reduzindo as emissões de carbono. Além disso, as obras ficam prontas em média em quatro meses, enquanto o modelo de construção tradicional demora o dobro.

Por enquanto, a licença da Tec Verde é para construir até quatro pavimentos, incluindo o térreo, mas a empresa já realiza pesquisas de desenvolvimento para aperfeiçoar a tecnologia para a construção de prédios com mais andares. Inaugurada em 2009, ergueu cerca de 300 casas sustentáveis no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com a arquiteta Débora Rocha, gerente de experiência de consumo da empresa, o modelo de construção sustentável agrega valor ao imóvel depois de pronto, pois cada parte da estrutura tem uma função específica, como isolamento térmico e acústico e sistemas de aproveitamento de água da chuva e de luz solar.