• Carregando...
Dezenas de fiéis aguardavam na fila ontem à tarde para ter o privilégio de assistir à missa do papa | Flávio Pereira/Estadão
Dezenas de fiéis aguardavam na fila ontem à tarde para ter o privilégio de assistir à missa do papa| Foto: Flávio Pereira/Estadão

Entrada restrita

12 mil pulseiras de acesso serão distribuídas a fiéis a partir da 5 horas

Folhapress

Os fiéis que pretendem assistir à missa papal na Basílica de Aparecida vão precisar madrugar. Para ter acesso à cerimônia, que ocorre por volta das 10 horas, os peregrinos devem estar com uma pulseira especial que começará a ser distribuída às 5 horas. Cerca de 12 mil pulseiras serão entregues. A distribuição será feita no portão norte, que é voltado para a Avenida Monumental (Avenida da Feira). As pessoas que estiverem com as pulseiras passarão pelo detector de metais e a Polícia Federal irá liberar a entrada somente depois da checagem do aparelho.

Ao todo, 15 mil pessoas terão acesso à Basílica, sendo 12 mil fiéis e o restante um grupo formado pela equipe do papa, autoridades, imprensa, membros da igreja e outros. Os romeiros também poderão acompanhar a missa por quatro telões distribuídos do lado de fora da Basílica, onde haverá cerca de 5 mil cadeiras. Ao final da missa, o papa Francisco fará, a partir de uma tribuna, uma bênção ao público que estiver na parte externa.

O papa deve chegar por volta das 9h30 em Aparecida, onde será recebido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da cidade e outros cardeais. Ele deve percorrer um trajeto com o papamóvel antes de chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O pontífice deixa a cidade por volta das 16h30, quando retorna ao Rio de Janeiro para participar de uma cerimônia com dependentes químicos no Hospital São Francisco, no bairro da Tijuca.

Roteiro

Veja a programação do papa Francisco para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 25

• Chaves: Encontra-se com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e recebe as chaves da cidade.

• Favela: Vai à comunidade de Varginha, em Manguinhos (zona norte)

• Copacabana: Chega de helicóptero às 16h45 ao Forte Copacabana. De papamóvel segue até o outro lado da praia, no Leme. No palco, faz saudação aos jovens e um discurso, às 18 horas.

Sexta-feira, dia 26

• Confissão: Recebe a confissão de cinco jovens, cada um representando um continente, na Quinta da Boa Vista.

• Presos: Encontra-se com jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, onde faz oração do Angelus Domini

• Via-Crúcis: À noite, participa de encenação da Via-Crúcis na orla de Copacabana.

Sábado, dia 27

• Catedral: Faz o sermão em missa com bispos e religiosos na Catedral de São Sebastião. Participa de evento com autoridades, artistas e personalidades no Teatro Municipal.

• Guaratiba: À noite, participa de vigília de oração com os participantes da Jornada Mundial da Juventude no Campus Dei.

Domingo, dia 28

• Visita: Sobrevoa de helicóptero o Cristo Redentor antes de seguir para Guaratiba.

• Missa: Às 10 horas, celebra a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba. Na hora do almoço, faz oração do Angelus Domini.Depois, participa de reunião com voluntários da jornada no Riocentro e se despede do Rio.

250 mil pessoas devem acompanhar as atividades religiosas de Sua Santidade em Aparecida, segundo estimativa de Marcelo Monteiro, secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito.

A primeira homilia do papa Francisco no Brasil será sobre o primeiro milagre atribuído a Jesus, que teria transformado água em vinho no episódio das bodas de Caná, festa de casamento que teve a presença de Cristo, Maria e dos apóstolos. O evangelho compõe a liturgia especial escolhida para a missa de hoje, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Na prática, serão os mesmos textos adotados na festa da padroeira do Brasil, em 12 de outubro. Cerca de 15 mil devem participar da celebração.

INFOGRÁFICO: Veja como vai ser a viagem do Papa ao Santuário Nacional de Aparecida

"Por se tratar de ocasião especial, foi dada a liberdade de escolha e optamos por seguir o rito mariano", diz o prefeito da basílica, padre Valdivino Guimarães. A expectativa é de que o pontífice discorra sobre o tema por cerca de dez minutos, com direito a sermão em português e os já tradicionais improvisos.

Quando chegar ao santuário, na manhã de hoje, o papa terá um encontro intimista com a imagem original da santa, encontrada no Rio Paraíba em 1717. Exposta aos fiéis em uma caixa de vidro blindado no alto de uma das torres da Basílica, a "santa será virada na direção do pontífice", que estará do outro lado da parede, em uma capela reservada a ele e a outros 60 sacerdotes. Um dispositivo eletrônico permitirá o giro, que deve durar 20 minutos. Em seguida, a imagem de madeira volta ao lugar de exposição e se inicia a missa.

Do presbitério, Francisco vai ouvir jovens proclamando leituras, orações e cânticos, comandados por um coral e uma orquestra formados por 180 pessoas. Entre as surpresas programadas para a missa especial estão a participação de 27 fiéis, representando os 27 estados brasileiros durante a procissão do ofertório, e de um garoto de 8 anos, que levará flores para o pontífice.

A lista de presentes inclui uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma capelinha de madeira com o desenho da santa e um livro com os nomes de todos os dizimistas da Basílica. Na saída da celebração, o papa ainda vai abençoar dez cadeirantes e cinco representantes de outras religiões.

Polícia promete barrar cartazes de protesto

Folhapress

Na tentativa de evitar que protestos contra a igreja ou políticos cheguem às vistas do papa Francisco, a Polícia Militar de São Paulo vai barrar na entrada do Santuário Nacional de Aparecida cartazes, bandeiras e faixas que "ofendam a integridade do pontífice e da nação". Segundo o tenente-coronel Marcos Vieira, que coordena a ação do órgão na proteção do líder da igreja em São Paulo, manifestações próximas a Francisco serão "sufocadas de imediato". Três grupos ligados a movimentos de moradia prometem um ato.

Os protestos que tomaram o Rio, onde o papa está hospedado, nos últimos dois dias serviram de "alerta" aos órgãos responsáveis pela segurança do pontífice em São Paulo e fizeram algumas corporações ampliarem seus efetivos em Aparecida. A Polícia Federal, por exemplo, aumentou de 300 para 400 o total de profissionais na operação. No total, 5 mil homens trabalharão na segurança do sumo pontífice – 2,2 mil só do Exército.

Viagem

Houve ainda um pedido de reforço no policiamento tático pela mudança no itinerário que o papa terá de cumprir para chegar a Aparecida. O plano inicial era que o pontífice pegasse um helicóptero no Rio e pousasse já no estacionamento do santuário de Aparecida. Mas o tempo fechado e a possibilidade de chuva fizeram a Aeronáutica rever os procedimentos.

Até a noite de ontem, a For­ça Aérea Brasileira confirmava que Francisco viajaria de avião até São José dos Campos e, de lá, usaria um helicóptero para chegar até o santuário. A possibilidade de o papa ter de se deslocar de carro de São José até Aparecida, porém, não foi descartada. A previsão é que o papa chegue a Aparecida às 10 horas, atraso de 30 minutos em relação ao cronograma original.

ExageroCardeal de São Paulo critica "psicose da segurança"

Folhapress

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]