• Carregando...
Papa posa com a bandeira de sua pátria | Tomaz Silva/ABr
Papa posa com a bandeira de sua pátria| Foto: Tomaz Silva/ABr

Interatividade

Está participando da Jornada Mundial da Juventude? Envie sua imagem pelas redes sociais com a hashtag #japragzeta. Antes de compartilhar, leia as regras de participação http://bitly.com/ShEMt9

O papa Francisco esteve na Catedral Metropolitana do Rio, onde se reuniu com 5 mil peregrinos argentinos. Por volta das 12h45, o pontífice começou o pronunciamento direcionado a seus conterrâneos. O encontro com os fiéis argentinos foi um pedido do papa. "Quero que a Igreja vá para as ruas", disse aos peregrinos.

A entrada dos argentinos foi encerrada por volta das 12h15. Os jovens receberam as boas-vindas de representantes da pastoral da juventude argentina. Eles levantaram bandeirinhas do país e gritaram o nome do papa.

Houve confusão na entrada da imprensa que cobriria o evento. A ordem era liberar apenas jornalistas argentinos, que deviam mostrar a identidade para passar. Só por volta de 11h50 jornalistas brasileiros tiveram sua entrada no local permitida pela polícia militar e pela organização do evento.

Ao menos 20 mil peregrinos argentinos que não conseguiram entrar na Catedral se aglomeraram diante da igreja para ver o pontífice. Na saída, o religioso acenou e ergueu uma bandeira de seu país.

De acordo com a agenda oficial, o papa segue agora para o Centro de Estudos do Sumaré, residência oficial durante sua visita ao Rio, onde almoça e descansa. Mais tarde o pontífice segue para a cerimônia em Copacabana, prevista para as 18 horas.

Papa pede para jovens cuidarem dos idosos

"Não se deixem excluir, cuidem dos extremos e não liquidifiquem [desmanchem, numa tradução mais livre do espanhol] a sua fé em Cristo", disse o papa, sob muitos aplausos, no encontro na Catedral.

O papa ressaltou que os mais velhos devem ser ouvidos e que os mais jovens são excluídos especialmente do mercado de trabalho, o que não lhes permite a "dignidade" que só o trabalho confere ao homem.

O papa disse ainda "obrigado por rezarem por mim". "Necessito de oração". O mesmo pedido foi repetido ao final da celebração, quando o pontífice abençoou uma cruz e uma imagem de Nossa Senhora - elas vão ser levadas para a Argentina e irão percorrer o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]