• Carregando...
Taniguchi destaca a importância de desenvolver o estado como um todo | Diogo Xavier/Ag. Câmara
Taniguchi destaca a importância de desenvolver o estado como um todo| Foto: Diogo Xavier/Ag. Câmara

O secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, aponta que a prioridade no Paraná é a promoção do desenvolvimento sustentável e equilibrado, "contemplando não apenas o território polarizado por Curitiba, como também os grandes e médios municípios do interior e as áreas que apresentam os piores indicadores sociais".

Em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo, Taniguchi defendeu a interiorização e apresentou políticas públicas para diversas áreas. Confira a entrevista.

Concentração de serviços

"A concentração econômica e populacional pode ser observada em vários estados brasileiros, assim como em outros países, sejam eles desenvolvidos ou emergentes. Somente a título de ilustração, a Região Metropolitana de Porto Alegre abriga 37% da população gaúcha. Acima disso, podemos citar as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde residem 47,7% e 74% das populações dos respectivos estados. Já no Paraná, a concentração na Região Metropolitana de Curitiba alcança um patamar mais baixo, da ordem de 30,4%."

PIB

"Em termos econômicos, o fenômeno se repete. A RMC gera 41,7% do PIB [Produto Interno Bruto] paranaense. No Rio Grande do Sul, a região polarizada pela capital responde por 43,9% da economia estadual, ao passo que em São Paulo e Rio de Janeiro a concentração no espaço metropolitano supera 55%."

Desenvolvimento

"Mas, apesar da intensidade desse movimento econômico-demográfico, o Estado do Paraná tem como prioridade a promoção do desenvolvimento sustentável e equilibrado, contemplando não apenas o território polarizado por Curitiba, como também os grandes e médios municípios do interior e as áreas que apresentam os piores indicadores sociais do Estado. Acreditamos que a interiorização do crescimento só trará benefícios para o Paraná."

Políticas públicas

"As políticas públicas do governo Beto Richa são voltadas a todo Paraná, e neste contexto para que o Estado desenvolva destacamos a prioridade dos investimentos nas aŕeas de infraestrtura e logística, já em andamento através da elaboração de estudos e projetos. Estamos trabalhando para que os gargalos na infraestrutura sejam superados rapidamente. Temos que recuperar o tempo perdido. Estamos buscando novos investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O governo já definiu vários investimentos na área de infraestrutura. Em relação ao Porto de Paranaguá, a prioridade é a duplicação da capacidade da correia transportadora, por onde os grãos são escoados para os navios."

Ferrovias

"Em relação às ferrovias, sobre o trecho que vai do Oeste do Paraná até Paranaguá. A ligação Cascavel – Guarapuava - Paranaguá é fundamental no sentido de superarmos o estrangulamento do nosso sistema de transporte ferroviário. A interligação posterior, de Cascavel a Guaíra e de Guaíra a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, constitui uma segunda fase."

Rodovias

"Quanto às rodovias, as obras de trechos federais estão em andamento em parceria com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e que estão incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) I e II. Outro projeto de grande importância para o desenvolvimento do Estado e que está sendo desenvolvido é sobre inclusão e desenvolvimento territorial que tem como objetivo geral aumentar a competitividade dos pequenos produtores da região central do estado de forma ambiental, social e economicamente sustentável."

Capacitação

"Faz parte das propostas a capacitação de lideranças para elaborarem planos de desenvolvimento regional e dos beneficiários para implantação de investimentos produtivos; investimentos em processos e tecnologias para produção, transformação, beneficiamento e comerciaçização de produtos agropecuários, apoio a adequação de estradas rurais, regularização fundiária e apoio a implantação, por associações formais de produtores, de iniciativas de negócios sustentáveis visando aumento de renda. O projeto abrange 127 municípios rurais com IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) inferior a média e beneficiará cerca de 2 milhões de habitantes com ações para reduzir os desequilíbrios sociais no Estado. O programa será lançado oficialmente em breve pelo governador."

Desconcentração

"Os espaços geográficos mais populosos do Estado são, a Região Metropolitana de Curitiba, o eixo Londrina-Maringá e a região de Foz do Iguaçu e Cascavel. Não coincidentemente, essas áreas são as mais dinâmicas do ponto de vista econômico. Isso significa que um maior equilíbrio demográfico está condicionado a um processo abrangente de crescimento econômico, que não exclua as regiões distantes dos grandes centros urbanos. Por isso, o plano do governo estadual para a promoção do desenvolvimento inclui desde o incentivo à agricultura familiar até a atração de indústrias de ponta, passando ainda pelo apoio ao setor de serviços."

Expectativa

"Com a efetivação dessa estratégia, esperamos reduzir a distância socioeconômica entre as regiões em situação desfavorável, como a porção central do Estado, e as áreas mais pujantes, como a RMC. De forma mais precisa, a diversificação e o adensamento da economia são prioritários para a atual gestão, em razão da sua importância para a melhoria da condição social dos paranaenses."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]