Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Vida e Cidadania
  3. Especiais
  4. Retratos Paraná
  5. Curiosidades
  6. Descubra cinco festas tradicionais do Paraná

Cultura

Descubra cinco festas tradicionais do Paraná

  • Anderson Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
  • Atualizado em às
Mocidade Azul vence o carnaval Curitibano |
Mocidade Azul vence o carnaval Curitibano
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Descubra cinco festas tradicionais do Paraná

Opções que aliam diversão e resgate cultural não faltam no Paraná. Várias são as festas típicas que acontecem no estado em diferentes épocas do ano. Abrangem ainda os mais diversos temas e etnias.

Veja a seguir cinco festas tradicionais do estado, retiradas do livro “Festas Populares do Paraná”, e se programe desde já para participar desta animação.

Carnaval

Apesar de não ter tradição no carnaval como em outros lugares do Brasil, o Paraná tem algumas cidades que se destacam na folia. Um dos mais animados e tradicionais é o carnaval de Antonina, com a participação de vários blocos. No interior, um dos carnavais de rua mais famosos é o de Tibagi, que a cada ano recebe um volume maior de turistas. Nos desfiles de escolas de samba, destaque para Paranaguá e Curitiba.

Fandango

O fandango do litoral do Paraná é considerado um dos mais vigorosos, carregados de beleza e pureza raras. A música tradicionalista acompanhada da dança é executada em festas de padroeiros, carnaval e mutirões de trabalho. Em setembro acontece na Ilha de Valadares, em Paranaguá, a Festa do Fandango.

Haru Matsuri/Tanabata Matsuri

Duas grandes festas mobilizam a comunidade japonesa no Paraná, o Festival da Primavera (Haru Matsuri) e o Festival Tanabata. O Haru Matsuri acontece no mês de setembro em Curitiba e Paranavaí, com culinária japonesa e apresentações artístico-culturais. Já o Tanabata é realizado em Assaí, uma das maiores colônias orientais do estado.

Cavalhadas

No Brasil, as Cavalhadas surgiram no século 17. Herança das cruzadas medievais, é uma encenação festiva baseada nas lutas entre mouros e cristãos, com cavaleiros em roupas coloridas simulando combates coreografados. No Paraná, elas acontecem em Guarapuava, onde reúnem um grande público.

Festa do Divino

A Festa do Divino é uma representação popular de um cortejo monárquico que inclui representantes do povo, em que o Espírito Santo é louvado. Procissões, missas e festejos fazem parte da programação em diversos municípios, como Campina do Simão, Campo do Tenente, Goioxim, Jataizinho, Maringá, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa e Tibagi.

Fonte: “Festas Populares do Paraná”, Cadernos Paraná da Gente nº 2, editado pelo governo do Paraná

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE