• Carregando...
No final de 2010, chuva e ventos fortes derrubaram árvores e postes em Maringá | Fábio Dias
No final de 2010, chuva e ventos fortes derrubaram árvores e postes em Maringá| Foto: Fábio Dias

Apucarana, no Norte do Paraná, é a cidade onde mais venta no estado. A velocidade média do vento no município é de 4,1 metros por segundo. Cascavel, Clevelândia, Ponta Grossa e Guarapuava aparecem logo na sequência, com velocidades superiores a 3 metros por segundo, de acordo com dados do Instituto Tecnológico Simepar.

O meteorologista Samuel Braun explica que as regiões com relevo mais acidentado apresentam potencial para ventos mais significativos. Também existem períodos do dia em que os ventos são mais intensos, dependendo de circulações locais (do mar para a terra ou do vale para a montanha, por exemplo).

Descubra a seguir quais são as dez cidades onde mais venta no Paraná, levando-se em conta a velocidade média anual do vento e não da rajada. Foram analisadas as informações dos anemômetros instalados a 10 metros de altura, nas cidades onde há estações meteorológicas.

Apucarana

O vento médio anual em Apucarana atinge 4,1 metros por segundo. Conhecida como "cidade alta", Apucarana está localizada a 988 metros acima do nível do mar.

Cascavel

O vento tem uma velocidade média de 4 metros por segundo em Cascavel, no Oeste paranaense. A altitude média da cidade é de 785 metros acima do nível do mar.

Clevelândia

Em Clevelândia, no Sudoeste, o vento médio anual é de 3,7 metros por segundo. O município está a 950 metros acima do nível do mar.

Ponta Grossa

Com um vento a 3,5 metros por segundo, Ponta Grossa também está entre as cidades onde mais venta. O município dos Campos Gerais está a 975 metros acima do nível do mar.

Guarapuava

Em Guarapuava, a velocidade média do vento é de 3,5 metros por segundo. A cidade, uma das mais frias do estado, abriga ainda dois dos pontos habitados mais elevados: o distrito de Guará (1.186 metros acima do nível do mar) e o distrito de Entre Rios (1.125 metros).

Maringá

O vento atinge uma velocidade média de 3 metros por segundo em Maringá, uma das cidades mais populosas do estado, localizada na região Noroeste.

Bandeirantes

Em Bandeirantes, no Norte, a velocidade do vento é de 2,8 metros por segundo.

Umuarama

A velocidade média do vento é de 2,8 metros por segundo em Umuarama, no Noroeste. A altitude média é de 430 metros.

Santa Helena

No Oeste, às margens do Lago de Itaipu, Santa Helena tem ventos a uma velocidade média de 2,7 metros por segundo. A cidade é uma das mais quentes do estado, com temperatura média de 23ºC.

Lapa

Na região metropolitana de Curitiba, a Lapa registra ventos de 2,7 metros por segundo.

Você já esteve em alguma destas cidades onde venta muito? Conhece outras semelhantes? Conte sua experiência no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]