• Carregando...

Na estação em que as temperaturas estão em queda, o que tende a subir é o número de calorias ingeridas nas refeições. É realmente difícil resistir aos pratos típicos da estação, como feijoadas, sopas cremosas ou bebidas tradicionais do frio – a exemplo de vinhos e chocolate quente. No entanto, quem é capaz de não ceder às tentações consegue, além de manter a forma, perder alguns quilinhos.

A nutricionista Denise Campos, do Hospital das Clínicas de Curitiba, explica que no inverno as pessoas sentem mais fome porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal em torno de 36ºC. Como em dias frios a diferença entre a temperatura ambiente e a corporal é grande, a necessidade energética do organismo chega a ser 20% a 30% maior do que em dias de calor. O problema é que essa energia é encontrada em alimentos calóricos como pães, massas, chocolate e outras delícias que geralmente são o pesadelo de quem luta para manter a forma.

É comum também as saladas e frutas ficarem meio esquecidas no inverno, mas é importante não deixar de consumi-las. Segundo Denise, é possível manter esses alimentos na dieta, porém de maneiras alternativas. "Quem não quiser comer legumes e verduras ao natural pode optar por fazê-los refogados. Outra opção são as frutas secas, como passas, damasco ou banana."

Confira a matéria na íntegra pelo site da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]