• Carregando...

Falar demais, muito alto e sem tomar cuidados básicos com a voz pode provocar problemas de saúde. O alerta é da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) que lança nesta terça-feira, em todo o país, a semana de conscientização sobre os cuidados com o aparelho vocal. No Paraná, a campanha vai contar apenas com a divulgação nos meios de comunicação. "Vamos trabalhar com a divulgação na imprensa sobre os principais sinais de problemas vocais", explica o otorrinolaringologista Evaldo Macedo Filho, do Hospital das Clínicas de Curitiba, que coordena a campanha no estado.

Segundo Macedo, alterações constantes na voz e rouquidão durante mais de 15 dias são sinais de que é preciso procurar um especialista. "Os problemas vão desde a fadiga vocal, que gera afastamentos do trabalho, até o câncer de laringe", afirma. O aviso vale principalmente para quem usa a voz como instrumento de trabalho, como professores, cantores e funcionários de telemarketing. "Desde 1993 estamos desenvolvendo em Curitiba um programa de saúde vocal com professores para evitar casos de lesões nas cordas vocais. Naquela época, 20% dos professores avaliados já tinham algum tipo de lesão, hoje esse grupo reduziu quase pela metade", diz o médico.

Falar sem pausas, não hidratar as cordas vocais, fumar ou fazer uso abusivo de bebidas alcoólicas estão entre as causas de doenças vocais. "O fumo e a bebida são dois venenos para as cordas vocais. Eles agridem a mucosa da faringe", ensina Macedo. De acordo com dados da ABLV, são diagnosticados por ano, no Brasil, 15 mil casos de câncer de laringe, mais da metade deles fatais.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]