i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião e política

Como a esquerda quer se aproximar do eleitorado evangélico de olho nas eleições

  • PorLeonardo Desideri, com Estadão Conteúdo
  • Brasília
  • 09/11/2020 19:25
encontro evangelicos
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, no 1º Encontro de Evangélicos e Evangélicas do PT, em 2019| Foto: Divulgação/PT

Desde a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência, a esquerda tenta resolver um quebra-cabeça: como ganhar o apoio de mais evangélicos, que hoje representam fatia superior a 30% do eleitorado brasileiro, sem precisar aderir a uma pauta de costumes conservadora?

Nos últimos tempos, de olho nas eleições de 2020 e de 2022, lideranças esquerdistas criaram núcleos evangélicos em partidos, convocaram a ajuda de pastores e organizaram eventos com foco nos evangélicos. Repetem frases de ordem como “é preciso entender o povo evangélico” ou “temos que aprender a dialogar com os evangélicos”.

No começo de 2020, o ex-presidente Lula chamou a atenção de seus colegas do PT para a necessidade de reforçar os núcleos evangélicos do partido e criar uma espécie de releitura petista da Bíblia. Em entrevista ao UOL, disse, em referência aos evangélicos: “Temos que saber como é que a gente lida com esse novo modo de pensar do povo brasileiro, inclusive de pensar a religião”. Essa preocupação aumentou no PT após a eleição de Jair Bolsonaro e até levou o partido a organizar, em 2019, o 1º Encontro de Evangélicos e Evangélicas do PT.

Em um vídeo postado no Youtube no ano passado, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RS), presidente nacional do PT, apareceu dizendo “a paz do Senhor” em uma entrevista para um grupo de evangélicos de esquerda. Usuários do YouTube ironizaram a deputada, que não costuma usar esse tipo de expressão em outros contextos.

Em setembro de 2020, outra petista de peso, a deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro Benedita da Silva, quis aproveitar seu discurso após ser aprovada como candidata à prefeitura do Rio para relembrar a todos que tem um passado evangélico. A intenção foi rivalizar com Marcelo Crivella, atual prefeito e candidato à reeleição, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e foi eleito com amplo apoio da população evangélica em 2016.

“Eu sou evangélica. Quando eu entrei para a fundação do Partido dos Trabalhadores eu estava evangélica e continuo evangélica. E eu sou pentecostal. E o Partido dos Trabalhadores sabe que eu sou uma mulher que oro, que visita os enfermos, sou uma mulher que visito as prisões, visito as favelas, muito antes da fundação do Partido dos Trabalhadores”, disse Benedita, segundo a revista Fórum.

O PT não é o único partido de esquerda que está buscando a simpatia dos evangélicos. Em janeiro, em suas redes sociais, o PSOL mostrou que também está tentando acenar para esse segmento da população: “Se você é evangélico, ou de qualquer outra religião, e defende o respeito ao próximo, a tolerância e as liberdades individuais, seu lugar é no PSOL”.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), um dos principais nomes da sigla, tirou uma lição da derrota para Crivella em 2016 no pleito para a prefeitura do Rio de Janeiro. Em algumas ocasiões de lá para cá, Freixo reiterou a necessidade de construir pontes com os evangélicos. Em 2018, segundo o HuffPost, ele disse que a ideia não deve ser “disputar com os conservadores”, mas “trazer esse universo popular evangélico para uma perspectiva popular de esquerda”.

Nome forte do PCdoB, a candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D’Ávila também falou na necessidade de aproximação com os evangélicos. Em uma entrevista recente para um canal no YouTube, Manuela foi questionada sobre a relação entre evangélicos e a esquerda, e disse: “Eu não sou da esquerda que gosta de demarcar. Precisamos nos reconectar com esses setores”.

Ideias caras ao esquerdismo entram em conflito com crenças cristãs

Em muitos casos, a tentativa de se aproximar dos evangélicos esbarra em um obstáculo: a dificuldade de políticos esquerdistas de abrir mão de suas visões em certas pautas de costumes.

O PSOL, por exemplo, protocolou em 2017 uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a legalização ampla do aborto para gestações de até 12 semanas. Na semana passada, a mesma sigla fez uma petição ao STF que sugeria a intenção de promover a ideologia de gênero nas escolas do Brasil.

Em setembro, PDT, PSOL, PCdoB, PT e PSB acionaram o STF para pedir a suspensão da portaria do Ministério da Saúde que fixava normas sobre aborto, alegando que “a negativa do acesso ao aborto em caso de gestação decorrente de violação sexual – na medida em que promove a revitimização de mulheres e meninas, que são obrigadas a reviver e a lidar com as consequências da violência sofrida – configura prática de tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante”.

Para a maioria dos cristãos, questões como essas são inegociáveis. E as tentativas de relativizar a importância desses posicionamentos – como nos casos de candidatos a cargos do Executivo que alegam que essas pautas são de competência do Legislativo e do Judiciário – podem até servir para justificar um voto pragmático, mas não ajudam a cativar o eleitorado evangélico de forma consistente.

A dificuldade de criar uma identificação autêntica com o público evangélico transparece nas próprias tentativas de negar divergências com os religiosos. Em janeiro deste ano, em entrevista à Gazeta do Povo, Gleisi Hoffmann ressaltou que a legalização do aborto não está no programa do PT e negou que ela, pessoalmente, defenda essa ideia. Mas, na mesma declaração, afirmou que o aborto “é uma questão de saúde pública”.

Por causa das divergências essenciais com os evangélicos, e pela falta de traquejo na tentativa de contorná-las, resta aos políticos esquerdistas o esforço de procurar dentro das igrejas evangélicas algumas correntes e grupos com viés parecido com o deles em pautas de costumes. Trata-se, no entanto, de uma minoria com relevância questionável dentro desse enorme segmento da população.

Coletivos evangélicos se lançam por partidos de esquerda nas eleições de 2020

Ao menos em relação ao número de candidaturas, os esforços dos partidos de esquerda já têm surtido algum efeito. Coletivos de cristãos e evangélicos lançaram dezenas de candidatos por partidos de esquerda no pleito de 2020.

Criado em 2018 como resposta à ascensão do bolsonarismo dentro das igrejas, o Cristãos Contra o Fascismo vem se preparando para disputar a primeira eleição neste ano. Serão 42 candidaturas a vereador, algumas delas coletivas, e três a prefeito em todo o Brasil por sete partidos diferentes: PT, PDT, PSOL, PCdoB, Cidadania, Rede e UP. Os candidatos têm origem em igrejas como Assembleia de Deus, Presbiteriana, Batista e Católica.

“Estava havendo uma perseguição dentro das igrejas em função das escolhas políticas e assuntos envolvendo LGBTs, negros e pobres”, diz Diana Brasilis, candidata a vereadora em São Paulo pelo PDT e integrante do grupo, que já reúne cerca de 40 mil pessoas.

O Cristãos Contra o Fascismo é apenas um dos vários coletivos de religiosos, na maior parte evangélicos, surgidos nos últimos anos como espaço para expressão política de fiéis que discordam da linha conservadora predominante nas principais denominações. Grupos como o Movimento pela Bancada Evangélica Popular, a Frente Evangélica pelo Estado de Direito, o Evangélicas pela Igualdade de Gênero e o Evangélicos pela Diversidade registraram candidatos.

As iniciativas se somam aos esforços dos próprios partidos de esquerda para voltar a disputar essa parcela do eleitorado. PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB e Rede adotaram ações voltadas a este segmento. “Sempre tivemos bom diálogo, inclusive no governo Lula. Em 2014 Dilma (Rousseff) e Aécio (Neves, do PSDB) dividiram este eleitorado meio a meio. Só não tivemos sucesso em 2018, quando o Bolsonaro teve 70% entre os evangélicos e o Fernando Haddad, 30%. Desde então a gente vem tentando organizar esse diálogo”, diz Geter Borges, da coordenação nacional do Núcleo Evangélico do PT.

Segundo ele, o partido terá 2.033 candidatos a vereador, 66 a prefeito e 68 a vice que se declaram evangélicos. É a primeira vez que o partido faz esse recorte estatístico, o que já mostra a maior atenção que está sendo dada ao tema.

O Movimento pela Bancada Evangélica Popular, que proclama às claras seu viés socialista, deve lançar dez candidatos a vereador, quatro deles em São Paulo. “A gente está tentando oferecer uma alternativa de fé para o público evangélico e isso está atraindo muita gente. Até porque é na periferia, onde tem mais evangélicos, que há mais opressão”, diz Samuel Oliveira, candidato a vereador em São Paulo pelo PCdoB.

Reverenda trans tenta vaga como vereadora em São Paulo

Considerada a primeira reverenda transexual da América Latina, Alexya Salvador será candidata a vereadora em São Paulo pelo PSOL. Segundo ela, a esquerda errou ao tratar as igrejas evangélicas como inimigas. “A esquerda errou quando não quis dialogar. Agora, começa a repensar. Entendemos que Jesus, enquanto um homem político do seu tempo, lutou contra a opressão”, diz Alexya.

Em sua participação nas redes sociais, a reverenda defende a ideologia de gênero. Em seu material de propaganda aparecem as cores da bandeira do movimento transgênero: azul, rosa e branco.

Alexya frequenta a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), uma denominação internacional fundada em 1968 nos Estados Unidos com a intenção de ser aberta à comunidade LGBT, seus familiares e amigos. Na eleição passada, Alexya se candidatou ao cargo de deputada estadual, também pelo PSOL, mas não teve sucesso.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Roberto Strazzabosco

    ± 0 minutos

    Tem um gato nesta tuba aí. É que ser de esquerda implica necessariamente em ser ateu. Você pode ser de direita e ateu, mas jamais vai poder ser de esquerda e religioso, porque é uma contradição incontornável, uma vez que Max (o papa do comunismo) proclamou, naquele seu panfleto incongruente "O Capital" (que li penosamente, por dever de ofício) , que "a religião é o ópio do povo", a dizer que a religião é apenas uma forma de subjugá-lo. Assim, com a sempre paradoxal e mentirosa verve, dizer ser comunista e religioso não passa obviamente uma tentativa de usar a religião da forma pregada pelo "Papa Max", ou seja, dominar o povo. A prova é que, nesta eleição, abdicaram de seus símbolos e cores!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      exclui

      13/11/2020 22:09:52

      Então o Bolsonaro conquistou e as esquerdas (em geral) querem roubar!!! Só acho que o jornal ou o colunista deveriam ser mais imparciais, não acham?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Celso Contaefer

        13/11/2020 3:14:45

        Pensa numa coisa esquisita: Gleisi falando "A paz do Senhor'. É muito mais ridículo do que Malddad e Maconhela indo à missa!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo roberto costa da silva

          12/11/2020 23:45:31

          Cooptar os evangélicos não é difícil. Especialmente quando a esquerda usa estratagemas equivocados para esse fim. Mas boque me preocupa não é só estes avanços da esquerda sobre o núcleo evangélico brasileiro. Temos os sleeping giants e muitos outros movimentos de esquerda espalhadas pelo mundo que atuam numa sinfonia macabra para desarticular a direita cristã que cresce em todos os cantos. Mas está ação bem articulada das esquerdas sugere que estamos no fim dos tempos e que Jesus pode estar voltando como prometeu na Bíblia.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Alessandro Taddei de Campos Melo

            12/11/2020 16:08:50

            Só tenho uma dúvida: os evangélicos vão cair nessa armadilha de quinta categoria? Todos já deveriam saber que para militância revolucionária é uma obrigação moral mentir e trair seus "apoiadores" que estão fora dos muros.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcio Martins Cordeiro

              10/11/2020 19:50:52

              Quanto a alguns comunistas terem declarado "sou evangélico" é preciso considerar essencialmente alguns conceitos: a teoria marxista declara que Deus não existe, é apenas uma figura que é fruto das necessidades humanas. Declara também que a "religião é o ópio do povo", ou seja, é uma forma de algum líder congregar as massas e impor-lhes seus métodos. Assim, não há como uma pessoa declarar a fé cristã e ser seguidor da esquerda comunista, embora tenham um ou outro item comum, a essência de ambas são antagônicas. É como unir o dia e a noite em um mesmo ambiente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • I

                Irani Maciel

                13/11/2020 13:12:51

                Simples assim - não há como um cristão ser marxista, pela simplíssima razão de que a ideologia socialista EXCLUI fé e religião do quadro que pintam. Um "cristão" que se rotula comunista, das duas uma - ou não conhece a fé que diz professar, ou não conhece a ideologia que abraça.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              LuizMG

              10/11/2020 18:29:58

              Como vão se aproximar? Mentindo, enganando e usando a fé verdadeira e honesta das pessoas para utilizá-las como massa de manobra. Assim como fazem diversos pastores, padres, monges, rabinos e até espíritas, ou seja lá que nome/denominação utilizam para professar suas mentiras. Evidente que tem exceções. Mas, como sempre, tanto na política quanto na religião, quem tem boa fé é a população. Políticos e pseudo religiosos apenas se aproveitam disso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                FRANCIELY

                10/11/2020 16:52:26

                Agora eu quero ver se os evangélicos realmente conhecem Jesus; se sim, nunca votariam em um comunista!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Erik Koubik

                  10/11/2020 16:50:22

                  A VELHA ESTÓRIA DO LOBO EM PELE DE CORDEIRO. ALIÁS , BEM APROPRIADO. LOBO E CORDEIRO. QUE SEMELHANÇA.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSE Z. NETO

                    10/11/2020 16:25:38

                    PT, PSOL, PDT, PSD, Rede, PV tem pautas contrárias aos cristãos, aliás quase todos os líderes já criticaram os evangélicos em algum momento. Cristão de verdade não pode ser de esquerda, um passada rápida nos sites destes partidos basta pra ver o que eles defendem. Está Benedita não é cristã, a religião dela é o marxismo, finge ser cristã ou nem sabe o que é ser cristão, é muito pior que o Boulos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Madruga

                      10/11/2020 16:08:03

                      bando de picareta

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Edivaldo S

                        10/11/2020 15:49:57

                        Os cristãos não vão cair nesse engodo. Votar na esquerda e no capeta, da na mesma...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Willian Cardoso de Souza Jesus

                          10/11/2020 15:06:30

                          “Sede SÓBRIOS; VIGIAI; porque O DIABO, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, BUSCANDO A QUEM POSSA TRAGAR; ao qual RESISTI FIRME NA FÉ, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1 Pedro 5:8-9). Esse trecho de 1 Pedro descreve bem a intenção do PT e da esquerda nas igrejas protestantes. Cabe a nós RESISTIRMOS FIRMES NA FÉ e orarmos para que Deus aja e nos proteja do diabo e suas maldades. Esquerdistas estão tomando conta da igreja católica há décadas e não desistirão até fazerem o mesmo nas evangélicas. Mas tenho fé que Deus não permitirá que eles prosperem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eduardo Prestes

                            10/11/2020 14:15:19

                            Usar Cristo para fins egoístas, políticos e desonestos... Bem a cara da esquerda mesmo, que gente podre... Sempre lembrando que os marxistas perseguiram, prenderam e mataram cristãos em TODOS os países em que foram realmente ao poder. Quem é cristão jamais pode aceitar o marxismo, a ideologia do ódio, a mais genocida e criminosa corrente política da história.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              mozart veloso de mendonça

                              10/11/2020 13:58:22

                              água e óleo não se misturam!!!a água sempre fica por baixo.....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Felipe Scaramuzza

                                10/11/2020 13:52:38

                                Parece uma aberração isso. Aos evangelicos de plantão, desvie-se da esquerda, não procede de Deus.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marco Polo

                                  10/11/2020 13:46:22

                                  São cidadãos com distúrbios na formação de algumas das características essenciais para se tornarem adultos de fato. Amorais, recalcados e desajustados, se utilizam de qualquer artimanha para levarem vantagens. Não é à toa que no mundo inteiro a esquerda é composta pelos mais corruptos e limitados cidadãos. Sua desfaçatez, mimetização, falsidade e capacidade destrutiva são, em consequência, de suas inadequações às sociedades e incapacidade de produzirem algo de útil e concreto. Triste o país que optou pela “Educação crítica” de Paulo Freire ao invés de instrução maciça e de qualidade à todos menores carentes!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    All Jr

                                    10/11/2020 13:13:36

                                    É só perguntar pra essa turma da esquerdalha que bandeira eles defendem em matéria de ideologia de gênero, casamento gay, aborto, e cristianismo diante do materialismo deles...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      WesFig

                                      10/11/2020 13:07:12

                                      Como evangélico batista posso falar com propriedade - o termo "evangélico" para a esquerda significa somente um grupo de pessoas que se vende como tal e sequer temos a certeza da relação pessoal com Cristo, que é o que deve(ria) nos reger como cristãos. Evangélico mesmo, ou seja, seguidor "do Caminho", não tem ideário que não seja baseado em voluntariedade, ou seja, que seja imposto, como é o caso da esquerda mundial...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • C

                                        Carlos Eduardo

                                        10/11/2020 13:37:04

                                        A questão é que para o discurso funcionar, eles tem secularizar Jesus, e isso é simplesmente destruir o significado do Cordeiro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      FB

                                      10/11/2020 14:43:34

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • Y

                                        Yuri Pimenta Caon

                                        10/11/2020 12:44:43

                                        Só um "evangélico" que não conhece nada do Evangelho apoiaria ou votaria em alguém do PT. Como alguém que se diz cristão vai votar em um partido que defende causas abortistas, LGBT e tudo o mais de lixo moral que existe, sem contar o fato de ser um antro de corrupção, tendo seu maior líder condenado.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          José Roberto Marques

                                          10/11/2020 12:22:14

                                          Como dizia o saudoso pastor Enéas Tognini: "Isto é coisa do diabo!" Essa expressão resume bem o que é essa mobilização desses pseudo-evangélicos. Sem compromisso com a verdade (a Palavra de Deus), agem como inimigos de Deus. Para eles não há muita esperança a não ser o arrependimento(Colossenses 3.5-10), coisa que o apóstolo Judas Iscariotes recusou fazer, recebendo o justo juízo(Atos 1.24-25). Para a sociedade em geral, a esperança está em conhecer a verdade e se submenter a ela, sem exceções!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            José Roberto Marques

                                            10/11/2020 12:22:14

                                            Como dizia o saudoso pastor Enéas Tognini: "Isto é coisa do diabo!" Essa expressão resume bem o que é essa mobilização desses pseudo-evangélicos. Sem compromisso com a verdade (a Palavra de Deus), agem como inimigos de Deus. Para eles não há muita esperança a não ser o arrependimento(Colossenses 3.5-10), coisa que o apóstolo Judas Iscariotes recusou fazer, recebendo o justo juízo(Atos 1.24-25). Para a sociedade em geral, a esperança está em conhecer a verdade e se submenter a ela, sem exceções!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Polaco

                                              10/11/2020 12:17:28

                                              Quando você pensa que a jumentada já passou dos limites na roubalheira, entregam mais essa pérola para nossa comédia.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Admar Luiz

                                                10/11/2020 12:13:07

                                                Esquerdista que se prese se fantasia de qualquer coisa para se eleger, né não? Trocam o vermelho pelo amarelo, viram pais de família exemplares, cristãos exemplares, patriotas defensores do bom e do belo. É mesmo? Cuidado evangélicos. Como vcs mesmo dizem o capeta se transveste de anjo, hein? Vc acredita num Lularápio, numa Gleisi, numa Manuela, num Addad - aqueles que foram numa missa e até comungaram? -e toda a esquerda corrupta?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • H

                                                  Hélio

                                                  10/11/2020 12:12:37

                                                  Meus amigos evangélicos, cristãos como eu, façamos o sinal da cruz todo dia. Ao dormir e ao acordar. E caso tenhamos que cruzar com eles, a prudência nos recomenda mostrar a eles um crucifixo!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Emerson

                                                    10/11/2020 12:09:27

                                                    Como evangélico costumo sempre afirmar que me envergonho com todos e todas que dizem nos representar mas que na verdade estão tirando todo proveito da situação para encher os bolsos e nada mais. Realmente torço para que o inferno seja grande e tenha puxadinhos e edículas pois iremos precisar.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      MAURO JOSE KUMMER

                                                      10/11/2020 12:01:45

                                                      coisa do tinhoso vade retro

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Edivaldo S

                                                        10/11/2020 11:58:33

                                                        Parece coisa do diabo. Esquerda/diabo sempre tentando os cristãos...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        4 Respostas
                                                        • E

                                                          Eduardo Prestes

                                                          10/11/2020 14:19:09

                                                          Compara a Suíça livre , próspera e capitalista com a tirania miserável e socialista de Cuba... A direita está certa e a esquerda errada...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Carlos Eduardo

                                                          10/11/2020 13:39:38

                                                          NH4NO3: Nitrato, o que os petistas estão indo fazer lá então, se esses valores e pessoas são tão ruins?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          LSB

                                                          10/11/2020 12:24:03

                                                          Não. Pessoas ruins, golpistas e estelionatários SEMPRE existiram e existirão. Mas nem o liberalismo clássico e nem o conservadorismo têm a mentira, o engodo, a manipulação, a destruição como princípios. A esquerda sim: gramsci, lenin, alinsk, marx e todos os demais. E a esquerda nem sabe o que é ciência (veja a ciência “soviética, veja a recusa de aceitar a ciência econômica e veja como todo esquerdista confunde ciência com cientificismo: “fica em casa”).

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • B

                                                          Bingo Two

                                                          10/11/2020 12:14:27

                                                          A direita é que presta então. Te manca homem! A direita é mestra em espalhar mentiras, crendices populares, falsos milagres, falsos pastores, falsos demônios. A direita é tão especialista em mentiras, que tem até um gabinete dentro do palácio do governo. Nem mesmo no governo do PT havia isto. Te manca! A esquerda tem os seus defeitos, mas nunca pisoteou a Ciência, ao contrário. Mentirosa é a direita maluca, que fabrica mentiras diárias e semeia entre o povo, que morde a isca.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Fábio

                                                        10/11/2020 14:43:37

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Lex Aleksandre

                                                          10/11/2020 11:32:50

                                                          Foge que é cilada, Bino!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                            10/11/2020 11:23:39

                                                            O pt é um partido corrupto,uma poderosa quadrilha que destruiu nossa economia roubando sem dó e piedade do povo brasileiro . Está sigla deveria ter sido excluída e todos os seus membros , literalmente, caçados. Não tem chance, nenhuma . Acabou ....

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              Joaquim

                                                              10/11/2020 14:43:40

                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Ricardo Maia

                                                                10/11/2020 10:38:37

                                                                Joio no meio do trigo. Princípios são inegociáveis

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luiz Carlos Giublin Junior

                                                                  10/11/2020 10:34:04

                                                                  A esquerda sendo a esquerda. Mentir, enganar e dividir, sempre. As posições da esquerda são incompatíveis com os princípios cristãos. Gramsci pregava que para tomar o poder através da revolução cultural era necessário quebrar os três pilares da sociedade judaico-cristã: a religião, a família e a moral. Portanto, essa tentativa torpe e ridícula da esquerda tentar alinhar suas posições com os princípios cristãos não passa de mais um engodo para tomar o que realmente almejam: o poder. E não esqueçam que o comunismo é ateu por convicção.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • V

                                                                    Val

                                                                    10/11/2020 10:20:28

                                                                    Surreal!!! Essa turma canhota é capaz de qualquer coisa para tentar manter-se no poder. São hienas em pele de cordeiro.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • S

                                                                      Sr. Walker

                                                                      10/11/2020 10:10:58

                                                                      Essa passa da conta. Comunistas ao lado de religiosos. Para que, reuni-los vai facilitar sua execução após as eleições? É isso que o comunismo fez e faz no mundo. Não se iludam.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • I

                                                                        IvoHM

                                                                        10/11/2020 10:10:01

                                                                        São os tais dos cristãos 171. São capazes de distorcer a Bíblia a ponto de justificar assassinatos, incesto, pedofilia, roubo, traição, aborto... Só gente fina, da melhor qualidade.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          RPM

                                                                          10/11/2020 9:03:17

                                                                          Essa raça vende até a mãe para ganhar votos.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • E

                                                                            Edson Jose Rebello

                                                                            10/11/2020 8:56:34

                                                                            Eh uma piada mesmo. A hipocrisia dessa gente escorre pelas paredes.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • D

                                                                              Destemido

                                                                              10/11/2020 7:28:18

                                                                              Reverenda trans?!?! De qual seita é isso??? Ah da seita do diabo!!!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • D

                                                                                Destemido

                                                                                10/11/2020 7:27:01

                                                                                Água e óleo.....

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  ALEX

                                                                                  10/11/2020 5:37:35

                                                                                  Todos os regimes socialistas perseguiram os cristãos. Esquerda e Bíblia não combinam.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • B

                                                                                    Breno

                                                                                    10/11/2020 4:40:38

                                                                                    Não é necessário mais que 1 minuto para mostrar que o esquerdismo representa um mal, afinal, como que uma pessoa que deseja e faz de tudo para mães matarem seus filhos ainda no ventre podem querer o bem de alguém ?

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • F

                                                                                      F.Neto

                                                                                      10/11/2020 3:33:39

                                                                                      Não caiam nessa. Todo militante de esquerda é ateu.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      1 Respostas
                                                                                      • M

                                                                                        Marcos Vinicius Grein

                                                                                        14/11/2020 10:35:58

                                                                                        O "Deus" deles é o dinheiro dos outros.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                    • E

                                                                                      Edivaldo S

                                                                                      10/11/2020 3:08:44

                                                                                      Sempre procuraram detonar os valores cristãos. É muita cara de pau....

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • L

                                                                                        Luiz Maia

                                                                                        10/11/2020 2:58:18

                                                                                        É golpiii!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • T

                                                                                          TIAGO

                                                                                          10/11/2020 2:41:12

                                                                                          Mentalidade tosca, mas é fácil perceber. Eles conquistam grupos. Gays, negros, pobres e agora evangélicos. Tudo é jogo politico.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          1 Respostas
                                                                                          • P

                                                                                            Paulo César de Castro Silveira

                                                                                            10/11/2020 12:48:23

                                                                                            tudo menos defender branco.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • J

                                                                                          Joaquim

                                                                                          10/11/2020 2:36:02

                                                                                          Envagelicos fique de olho bem abertos, conservador não vota na esquerda!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • W

                                                                                            WALDEMAR ENS

                                                                                            10/11/2020 2:13:12

                                                                                            Deus há de julgar esses hipócritas.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            Fim dos comentários.