• Carregando...

Se sobreviver ao fim de semana, o encrencado Leomar Quintanilha (PMDB-TO) pretende se livrar imediatamente da batata-quente chamada Renan Calheiros (PMDB-AL). A consulta que fez ao departamento jurídico do Senado listará uma série de vícios no processo – a começar pelo ato que despachou a representação do PSol para o Conselho de Ética, assinado pelo próprio Renan sem consulta à Mesa Diretora.

De posse do parecer, Quintanilha vai embrulhar o caso – incluindo o natimorto relatório de Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e a incompleta perícia da Polícia Federal – e devolvê-lo à Mesa para que sejam "sanadas" as irregularidades. A Mesa, por sua vez, tende a decidir que o caminho é o Supremo Tribunal Federal.

Estilo Jânio – O script da devolução do processo à Mesa é o desejado pela tropa de choque de Renan, que não emplacou uma até aqui. Mas não se descarta a hipótese de Quintanilha ser o quarto prócer do Conselho a renunciar.

A seu dispor – Ideli Salvatti (PT-SC), que nunca chegou a se empenhar por investigação digna do nome no Conselho de Ética, tornou-se madrinha do esquadrão pró-Renan depois que este visitou Lula.

Carteirada – Roberto Jefferson (PTB-RJ) resume o encontro da semana: "O Renan foi ao Lula e disse: ‘Se me entregarem, eu entrego vocês’".

DDD – Além de ir a Lula, Renan tem pedido socorro aos governadores. Eduardo Campos (PSB-PE), Eduardo Braga (PMDB-AM) e José Roberto Arruda (DEM-DF), entre outros, receberam telefonemas.

Marcado – Ao afirmar que o Senado "está fedendo", Jarbas Vasconcelos entrou na mira dos aliados de Renan, que agora divulgam a existência de um suposto dossiê contra a gestão do peemedebista no governo de Pernambuco.

Pingue – Eduardo Suplicy (PT-SP) consultou o procurador-geral da República sobre a possibilidade de o Ministério Público tomar a frente do processo contra Renan.

Pongue – Antônio Fernando disse que são diferentes a denúncia criminal e o processo por quebra de decoro – este, prerrogativa dos senadores.

Igreja... – Vai de mal a pior a relação entre o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e dom Luiz Cappio, paladino da resistência à transposição do São Francisco. Geddel, que ligou para o bispo tão logo assumiu o cargo, em março, hoje diz que ele nunca quis saber de diálogo e que está incitando a violência dos invasores do canteiro de obras em Cabrobó (PE).

... e Estado – "Se ele quiser me agredir, darei a outra face", diz o ministro sobre o bispo, que em 2005 fez greve de fome. "Mas se ele insistir em colocar em risco a vida de terceiros, vou responsabilizá-lo."

New demo – No esforço para renovar quadros, o DEM enviará 400 filiados ao congresso da UNE, nesta semana em Brasília. Os ex-pefelistas querem espaço entre estudantes das siglas de esquerda, que dominam a entidade.

De lado – No meio das votações desta semana de itens como fidelidade partidária e fim de coligações, um grupo de governistas tentará iniciar o debate sobre o parlamentarismo. "Queremos só abrir a discussão", diz o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Rebeldes 1 – O PT-SP pretende advertir os deputados estaduais José Zico Prado e Antônio Mentor, que contrariaram orientação do partido e ajudaram o DEM a levar a Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa.

Rebeldes 2 – A vitória do DEM na Comissão de Transportes, cobiçada por lidar com concessionárias de estradas, foi a primeira rebelião na base de José Serra. Líder do PTB e alckmista notório, Campos Machado liderou a manobra.

* * * * * *

Tiroteio

Do líder da minoria na Câmara, JÚLIO REDECKER (PSDB-RS), sobre as seguidas tentativas da tropa de choque do presidente do Senado para encontrar um relator disposto a enterrar o processo sem mais demora:

– Daqui a pouco vão chamar o Roriz para relatar o caso do Renan no Conselho de Ética.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]