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O Plano Diretor de Curitiba, de 2004, prevê a construção de uma nova rodoviária na região sul de Curitiba, onde estão os bairros mais populosos e as cidades da região metropolitana com maior índice de crescimento. De acordo com os especialistas, o local mais indicado para receber um empreendimento com tal impacto no sistema viário deve ser a Linha Verde. As razões são inúmeras: está próximo ao principal eixo de transporte da capital, é o local de chegada de veículos oriundos de São Paulo e Rio Grande do Sul e se localiza próximo à Avenida das Torres, ponto de saída para o litoral de Santa Catarina.

"Os pontos mais estratégicos seriam na Linha Verde, próximo ao Terminal do Pinheirinho ou conectado à Marechal Floriano", avalia Orlando Pinto Ribeiro, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP). "A Avenida das Torres seria um local interessante, mas, nas condições atuais, é impossível. Por isso, a Linha Verde se torna uma possibilidade palpável", opina Carlos Hardt, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e professor do mestrado e doutorado em gestão urbana da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR).

Em caso de descentralização do transporte rodoviário, Hardt enfatiza a necessidade de integração entre as duas rodoviárias. "Quem viaja nem sempre tem seu destino final em Curitiba. E, dependendo da viagem, pode ser obrigado a seguir para o outro espaço", afirma.

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