Passageiros que veem de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, já podem, desde o início desta quarta-feira (29), desembarcar na mesma estação-tubo da PUC, no Padro Velho, que serve aos ligeirinhos Aeroporto e PUC/Rodoferroviária. Esse é o terceiro município a ter de volta uma ligação integrada com Curitiba. Antes, linhas de Colombo e de Araucária também já haviam tido seus itinerários estendidos para atender a promessa do prefeito Rafael Greca (PMN) de reintegrar a Rede Integrada de Transporte.
De acordo com a prefeitura, essas três integrações atendem mais de 50 mil passageiros seja de Curitiba ou de municípios da região metropolitana.
A retomada da integração do ligeirinho Fazenda Rio Grande na estação-tubo da PUC, porém, trará uma situação inusitada: essa estação terá dois leitores de cartão, um da Urbs – a gestora do transporte coletivo da capital -- e outro da Metrocard, a gestora da bilhetagem da RMC. A antiga estação que servia apenas à linha metropolitana será desativada.
A reintegração da gestão da RIT é uma promessa feita em campanha pelo prefeito Rafael Greca. Logo no primeiro mês da sua gestão, ele e o governador Beto Richa formaram um grupo de cooperação técnica para estudar novas propostas para essa rede. De acordo com o prefeito, esse grupo também estudará uma possibilidade de retomar o pagamento unificado nas linhas urbanas e metropolitanas integradas da rede. A ideia é que esse grupo de estudos divulgue suas conclusões em meados de junho.
Reintegrações
A primeira reintegração anunciada foi a da linha Colombo/CIC. Até então, esse trajeto vinha sendo realizado por duas linhas -- CIC-Cabral e Maracanã-Cabral. Com a volta da linha, os passageiros voltaram a poder percorrer os 26 quilômetros do trajeto sem precisar mudar de ônibus.
Em Araucária, a Urbs reabriu o Terminal CIC para embarque e desembarque dos ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso, que antes desviavam seguindo até o Capão Raso.