• Carregando...

A prefeitura de Curitiba decidiu liberar o estacionamento aos sábados nas 25 quadras da Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba, como forma de minimizar o impacto que a proibição do estacionamento vai gerar para o comércio local. Pela proposta original da prefeitura, o estacionamento nesse dia seria proibido das 7h às 14h.

O anúncio foi feito na noite de quinta-feira, após duas horas e meia de reunião na Secretaria Municipal de Governo, onde participaram oito representantes dos lojistas e o secretário Maurício de Sá Ferrante.

À edição desta sexta-feira da Gazeta do Povo, o secretário afirmou que "no sábado de manhã existe uma atividade comercial intensa na via e a liberação do estacionamento é uma conquista deles (comerciantes)".

Já quanto ao horário da proibição nos dias de semana, não há concessão. Os veículos não podem estacionar das 7h às 20h. A prefeitura ainda decidiu autorizar a implantação de guias rebaixadas em alguns pontos comerciais para facilitar o acesso de clientes. "Vamos estudar também, caso a caso, os pedidos de áreas para carga e descarga", diz Ferrante.

Os comerciantes e a prefeitura definiram ainda a criação de uma comissão de representantes de ambas as partes e mais especialistas em trânsito para analisar a curto e médio prazo o impacto socioeconômico do fim do estacionamento.

Se houver reflexos negativos, a prefeitura pode até rever a proibição. ""odemos fazer algumas modificações no projeto se o relatório dessa comissão assim sugerir ou adotar medidas reparatórios", explica Ferrante.

Para os lojistas, que criticavam a imposição das mudanças sem consulta prévia, a criação da comissão já foi um avanço. "Esse grupo vai analisar todos os aspectos da medida e não só o ponto de vista da prefeitura. Acredito que no decorrer dos próximos 30 a 40 dias vamos poder reavaliar os números de fluxo de veículos e os problemas de estacionamento que nos foram apresentados", afirma Jéferson Slomp, proprietário de um comércio na Visconde.

Com o acordo, a audiência pública convocada pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores, marcada para hoje, pode não ocorrer mais.

INTERATIVIDADE

Qual sua opinião sobre a retirada das faixas de estacionamento na Avenida Visconde de Guarapuava? Participe do fórum

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]