• Carregando...

A prefeitura de Curitiba decidiu liberar o estacionamento aos sábados nas 25 quadras da Avenida Visconde de Guarapuava, no centro da cidade, como forma de minimizar o impacto que a proibição do estacionamento vai gerar para o comércio local. Pela proposta original da prefeitura, o estacionamento nesse dia seria proibido das 7 horas às 14 horas.

O anúncio foi feito ontem à noite, após duas horas e meia de reunião na Secretaria Municipal de Governo, onde participaram oito representantes dos lojistas e o secretário Maurício de Sá Ferrante. "No sábado de manhã existe uma atividade comercial intensa na via e a liberação do estacionamento é uma conquista deles (comerciantes)", afirma o secretário.

Já quanto ao horário da proibição nos dias de semana, não há concessão. Os veículos não podem estacionar das 7 horas às 20 horas. A prefeitura ainda decidiu autorizar a implantação de guias rebaixadas em alguns pontos comerciais para facilitar o acesso de clientes. "Vamos estudar também, caso a caso, os pedidos de áreas para carga e descarga", diz Ferrante.

Os comerciantes e a prefeitura definiram ainda a criação de uma comissão de representantes de ambas as partes e mais especialistas em trânsito para analisar a curto e médio prazo o impacto socioeconômico do fim do estacionamento. Se houver reflexos negativos, a prefeitura pode até rever a proibição. "Podemos fazer algumas modificações no projeto se o relatório dessa comissão assim sugerir ou adotar medidas reparatórios", explica Ferrante.

Para os lojistas, que criticavam a imposição das mudanças sem consulta prévia, a criação da comissão já foi um avanço. "Esse grupo vai analisar todos os aspectos da medida e não só o ponto de vista da prefeitura. Acredito que no decorrer dos próximos 30 a 40 dias vamos poder reavaliar os números de fluxo de veículos e os problemas de estacionamento que nos foram apresentados", afirma Jéferson Slomp, proprietário de um comércio na Visconde. Nos horários de pico, cerca de 4 mil veículos passam por hora na avenida, de acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba.

Com o acordo, a audiência pública convocada pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores, marcada para hoje, pode não ocorrer mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]