Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Estações-tubo da linha Inter 2 serão ampliadas para os ônibus articulados

Reformas começaram em fevereiro e devem durar seis meses. As paradas ficarão em média com 11 metros de largura

Reformas vão dobrar o tamanho das estações usadas pelo Inter 2 | Ricardo Almeida/SMCS/Divulgação
Reformas vão dobrar o tamanho das estações usadas pelo Inter 2 (Foto: Ricardo Almeida/SMCS/Divulgação)

Os passageiros do transporte coletivo de Curitiba que utilizam a linha do ligeirinho Inter 2 terão estações-tubo maiores. A mudança é uma adaptação aos novos ônibus articulados, com três portas, que começaram a operar na cidade. As novas estações ficarão em média com 11 metros de largura. Atualmente são 7 metros. A linha é a que tem a maior demanda do sistema de transporte da capital. Por dia, são transportados 77.298 passageiros.

A prefeitura anunciou nesta sexta-feira (6) que vai reformar 22 estações do Inter 2. Segundo a assessoria de imprensa da Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo na capital), as obras começaram no dia 21 de fevereiro e a expectativa é que todas as estações devam ser concluídas em seis meses. Também estão sendo colocadas plataformas de concreto em frente a cada parada. As estações serão adaptadas para melhorar a climatização e a vazão do embarque e desembarque de passageiros.

Vão passar por reformas as estações-tubo do Xaxim, Salgado Filho, Jardim das Américas, Colégio Militar, Praça das Nações, Agrárias, Centro Cívico - Assembleia, Centro Cívico - Tribunal de Justiça, Teffé, Praça das Bandeiras, Detran, Praça das Mercês, Santa Quitéria, Terminal Cabral, Terminal Capão da Imbuia e Terminal Hauer.

De acordo com a prefeitura, com o aumento de mais de 50% no tamanho das estações, foi possível criar uma nova porta de embarque para os ônibus articulados. Com a reforma também haverá a elevação e aumento da altura dos tubos. Estão sendo trocadas as partes elétricas das estações, que ficarão mais modernas. O acesso às estações-tubo será adaptado para pessoas com deficiência. Calçadas antiderrapantes também fazem parte da reforma.

Ônibus

A principal diferença dos ônibus articulados é o tamanho e, por consequência, a maior capacidade de transporte de passageiros. Dos 70 veículos que fazem a linha direta do Inter 2, 40 serão trocados por carros articulados nos próximos meses. Onze deles já rodam pelas ruas da cidade.

Enquanto o ligeirinho padrão leva 110 passageiros, tem 12 metros de comprimento e duas portas de acesso, o articulado tem capacidade para 160 pessoas, três portas e 18 metros de comprimento (seis metros a mais que o ônibus normal). Por enquanto, o embarque e desembarque têm sido feitos apenas por duas portas, até que as estações sejam ampliadas.

Itinerário

Os ônibus fazem um percurso circular de quase 38 quilômetros em cada viagem, passando por 12 bairros, no sentido horário e anti-horário. Os seguintes bairros fazem parte do itinerário da linha: Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

A ampliação da capacidade da linha faz parte do Programa de Transporte Urbano, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.