• Carregando...

Manaus – O governo do Amazonas homologou ontem estado de emergência nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, a 858 quilômetros de Manaus, e Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros de Manaus.

Os municípios sofrem com uma estiagem atípica há cerca de 20 dias. Segundo a Defesa Civil Estadual, há 200 comunidades isoladas em São Gabriel e aproximadamente outras cem em Santa Isabel, ou cerca de 16 mil ribeirinhos.

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas, que foram raras na região por causa dos efeitos do El Niño, voltam ao normal neste fim de semana. Ontem, o Rio Negro, que banha as duas cidades, está cerca de 3 metros mais seco em relação ao mesmo período do ano passado. Em Santa Isabel, o nível do Rio Negro hoje estava em 1,09 metro e em São Gabriel, 3,80.

O vice-prefeito de São Gabriel, Jonas Marques Tavares, afirmou que no último domingo choveu forte na região e o nível do rio está estável desde então. "Esperamos que nos próximos dez dias se normalize, mas a chegada dos mantimentos é urgente. Alguns comerciantes já começaram a fretar aviões para trazer mantimentos, já que os barcos não estão chegando".

No sábado, o governo do estado deve enviar em aviões do Exército 5 mil cestas básicas aos municípios. Segundo o secretário de governo José Melo, embora isoladas, as comunidades ainda têm água potável e estoque de combustível para mais um mês de acordo com informações dos prefeitos.

A assessoria da Capitania dos Portos informou que aconselha as embarcações que estejam se dirigindo à região que adiem as viagens, já que as previsões é que a estiagem não dure até o fim deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]