• Carregando...

Estudantes universitários de Rio Branco, no Acre, criaram um ranking dos candidatos a prefeito e vereador de todo o país. O critério é o número de curtidas que os concorrentes recebem no Facebook. O levantamento não tem fundamentação científica, apenas mede a popularidade dos candidatos na rede social.

O site com o ranking entrou no ar dia 25 de julho e já contabiliza mais de oito milhões de visualizações de página e cerca de três milhões de usuários. Alan Cordeiro e Ramon Neves, os criadores da ferramenta, são estudantes do quinto período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Acre.

Segundo Neves, a ideia era aproveitar o período em que a universidade permaneceu em greve e dar prosseguimento aos projetos da empresa que possui junto com o colega de classe. "Desenvolvemos o site primeiramente para ser mais uma ferramenta democrática para a população e também para divulgar nosso trabalho", disse Ramon.

"Esperávamos que a repercussão fosse em nosso estado, mas acabou ganhando o país todo. O primeiro estado que mais registrou acesso foi o Rio Grande do Sul, depois o restante do país", comentou. Os estudantes irão aproveitar o trabalho e apresentá-lo como projeto de conclusão de curso.

O site "enquetes eleições 2012" faz uma ponte entre as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os candidatos que disputam as eleições municipais de todo o país por meio do DivulgaCand2012 com a rede social Facebook. Esta enquete, que segundo o site, diz tratar-se de um "mero levantamento de opiniões" e não pesquisa eleitoral obedece ao que a trata o primeiro parágrafo do art. 2º da Resolução 23.364 do TSE.

Todo internauta que possui conta na rede social pode recomendar candidatos a prefeito e a vereador pelo botão "curtir". Os candidatos que receberem o maior número "curtidas" formam um ranking, contudo, explica o site, não significa intenção de votos.

De acordo com os "Termos de Uso" do site, os estudantes realizaram uma configuração na rede social para que sejam contabilizadas apenas os cliques no botão curtir da página de enquetes, ocultando a contagem da página no Facebook do candidato. No site, o internauta pode escolher o Estado do país e depois a cidade e escolher "curtir" o candidato de sua preferência.

Com pouco mais de um mês, segundo um site americano (www.alexa.com) que mede o tráfego da internet, o site dos alunos já ocupa a posição 234º no ranking Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]