De rosto coberto, estudantes começam a cobrir as janelas da reitoria da UFPR durante invasão ao prédio| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Um grupo de estudantes ocupou o prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na tarde dessa segunda-feira (31). De acordo com o Comando de Greve Estudantil, à frente dos protestos realizados hoje na Avenida Marechal Deodoro e das negociações das pautas estudantis junto à pró-reitoria, cerca de 200 alunos entraram e ocuparam o prédio; a assessoria de comunicação da universidade alega que o grupo é de 50 estudantes. Um funcionário da segurança patrimonial ficou ferido durante a ocupação.

CARREGANDO :)

Segundo a UFPR, um funcionário terceirizado que faz a segurança patrimonial da universidade tentou impedir a entrada dos estudantes pela porta principal do prédio, mas sofreu uma luxação em um dos braços e um pequeno ferimento ao lado do olho esquerdo. Porém, o funcionário passa bem.

Publicidade

Confira fotos da invasão na Reitoria

No momento em que os alunos entraram no prédio da reitoria, uma reunião entre representantes da UFPR e estudantes ocorria na Praça Santos Andrade, de acordo com a universidade. Os alunos não permitiram a entrada da imprensa. Após a ocupação, servidores e professores que estavam no prédio deixaram o local. Logo após a ocupação, o clima na reitoria ficou tenso. Estudantes e pró-reitores discutiam sobre o movimento e sobre o avanço das negociações com o comando de greve estudantil.

Os estudantes permaneciam no local até as 23h20 desta segunda-feira.

Reivindicações

Segundo integrante do comando de greve estudantil, os alunos decidiram ocupar a reitoria porque as reivindicações da categoria não foram atendidas nem assumidas oficialmente pela administração da universidade.

Publicidade

“Nós já nos reunimos para negociação e conseguimos abrir diálogo e discutir as pautas estudantis, mas não tivemos nenhuma garantia de que o acordado seria cumprido e até agora os encontros com a reitoria não foram efetivos. Além disso, o reitor Zaki Akel não compareceu em nenhuma negociação. Apesar de três categorias estarem em greve, as reivindicações do movimento grevista não são prioridade do reitor”, disse.

Já o vice-reitor Rogério Mulinari declarou à imprensa que as negociações estão suspensas. “Já tivemos várias reuniões com os membros da mesa de negociação, formada por professores, técnico-administrativos e estudantes. Essa invasão é uma ruptura unilateral das negociações e um cerceamento a liberdade dos funcionários de trabalhar”, apontou. Apesar do segurança machucado, segundo o vice-reitor, nenhum outro servidor sofreu ferimentos.

Segundo a assessoria de comunicação da instituição, os ocupantes da reitoria cobriram os vidros do térreo do prédio e as câmeras internas de vigilância.

Publicidade
Estudantes durante ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná
Segundo o Comando de Greve Estudantil, cerca de 200 pessoas participaram da ação; assessoria da universidade aponta um número menor: 50
Estudantes durante ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná
Alunos alegam ter invadido o prédio por conta de reivindicações não atendidas pela universidade
Estudantes durante ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná
Estudantes durante ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná
Invasores cobrem as janelas do prédio durante a invasão desta segunda-feira (31)
A imprensa não foi autorizada pelo grupo a entrar no prédio