• Carregando...

Pare terem acesso ao benefício, é necessário que Prefeitura encaminhe um projeto de lei à Câmara

Alunos de cursos técnicos de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, acompanharam, na manhã desta terça-feira (16), a sessão legislativa na Câmara e cobraram dos vereadores apoio para conquistarem o direito a usar o Cartão do Transporte Público, com o qual pagariam meia passagem. Eles perderam o benefício depois que as empresas que fazem o transporte coletivo na cidade conseguiram uma liminar na Justiça, anulando o desconto.

Os estudantes entregaram aos parlamentares um documento com mais de 400 assinaturas, pedindo o acesso ao cartão. Segundo eles, a falta do benefício já causou impacto direto entre os estudantes. "Tivemos alunos que desistiram e outros que vão desistir se a gente não conseguir pagar meia passagem", disse a estudante Andréa Becher, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV.

O problema, no entanto, vai precisar de tempo para ser solucionado. Para estender o benefício aos alunos de cursos técnicos, é necessário que a Prefeitura encaminhe um projeto de lei à Câmara. A propositura precisa ser votada e aprovada pelos vereadores, para começar a vigorar. Por isso, não há previsão para que os estudantes conquistem o direito.

Universitários

Os estudantes do ensino superior também estiveram na Câmara. Eles têm acesso ao cartão que concede direito a meia passagem nos horários de aula, mas reivindicam a ampliação do benefício para os outros períodos. Os universitários argumentam que além das aulas, eles também desenvolvem outras atividades acadêmicas, como pesquisa, extensão e estágios. "Para tudo isso, estamos tendo que desembolsar. Eu acho isso complicado. Então só somos estudantes enquanto estamos na sala de aula?", questionou a universitária Karina Scheiffer.

A coordenadora do Cartão Único, Catia Frietzen, informou que a restrição de horários para ter direito ao benefício vale para todos os usuários e não apenas para estudantes. Segundo ela, caso os universitários que tenham atividades complementares regulares comprovadas, podem pedir a ampliação do funcionamento do cartão. Para isso, basta apresentar documentos – como declaração assinada pelo coordenador do curso – comprovando a atividade complementar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]