• Carregando...

Aproximadamente um em cada dez estudantes universitários paranaenses selecionados para fazer o Exame Nacional de Desempenho (Enade) não compareceu aos locais de prova, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) no último domingo em todo o país.

No Paraná, deveriam ter prestado o Enade 24.236 estudantes. Mas 10% do total (2.444 estudantes) não compareceu, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame.

Em termos nacionais, a ausência foi maior: 14%. Dos 344,5 mil alunos inscritos em todo o país, 48,8 mil não compareceram ao exame. O Enade, que substituiu o antigo Provão para avaliar a qualidade do ensino superior, avaliou 6,8 mil cursos universitários de mil universidades e faculdades. Os faltantes agora terão que justificar a ausência para poder tirar o diploma universitário.

Ontem, o Inep informou que a justificativa da ausência deve ser encaminhada por carta (ver endereço abaixo), contendo documentos que comprovem a causa da falta. Os documentos devem ser autenticados em cartório.

A justificativa será analisada por uma comissão especial. Os estudantes serão informados do resultado da análise por carta. Vale destacar que é recomendável que o estudante ausente no Enade faça a justificativa, pois a próxima prova das 20 modalidades de graduação avaliadas neste ano só será em 2008.

O Inep, informa que o porcentual de abstenções neste ano foi maior do que na prova de 2004, quando os faltantes somaram 9,8% do total de alunos selecionados. O diretor de avaliação do ensino superior do Inep, Dilvo Ristoff, em nota divulgada à imprensa, afirma que o aumento no índice de abstenção se deve ao crescimento de alunos participantes. No ano passado, foram selecionados 143,1 mil alunos contra os 344,5 mil deste ano.

Além disso, o diretor do Inep supõe que muitos alunos que estavam no primeiro ano da faculdade e que foram selecionados teriam optado por participar do exame apenas no fim da graduação – foram selecionados para o Enade tanto alunos que haviam acabado de ingressar na universidade, como os que estão prestes a se formar.

Outra possível causa da abstenção teria sido a greve em diversas universidades federais, que fez com que muitos alunos só fossem informados do Enade poucos dias antes, quando receberam os cartões de confirmação em suas casas pelo correio.

Serviço – A justificativa de ausência no Enade deve ser encaminhada para: MEC/Inep/Deaes - Enade 2005 - Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, na Esplanada dos Ministérios Bloco-L, Anexo II, 4.º andar, sala 411, CEP: 70047-900, Brasília-DF. Mais informações: (61) 2104-8125, 2104-8575 e 2104-9087.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]