• Carregando...

Falta de pagamento causou paralisações

Nos dias 9 e 22 de janeiro, funcionários do Hospital Bairro Novo, em Curitiba, realizaram greves devido à falta de pagamentos dos salários.

A primeira paralisação durou seis dias, e foi interrompida para aguardar a regularização dos pagamentos. No entanto, no dia 22, ainda sem a resolução do problema, os funcionários novamente entraram em greve. Eles estavam com uma parcela do 13° salário, o pagamento do mês dezembro e o vale-alimentação atrasados.

O Hospital Evangélico anunciou nesta sexta-feira (8) que vai romper o contrato com a prefeitura de Curitiba e deixará a responsabilidade de atendimento do Hospital do Bairro Novo, na capital. O Evangélico é responsável pela prestação de serviços de saúde no local desde 1997, com repasses do município. O local funciona como maternidade e centro de especialidades, com um total de 200 funcionários.

Segundo informações enviadas pelo hospital, por meio de nota oficial, o motivo do rompimento é o atraso do repasse de dinheiro por parte da gestão anterior da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Curitiba. Segundo o hospital, o Evangélico "ficou três meses sem receber integralmente os recursos para pagamento dos serviços prestados".

A entidade informou, em nota, que vai manter os serviços no local até o dia 28 de fevereiro. A decisão, segundo o hospital, ocorreu depois de reunião com o secretário municipal de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda. O Evangélico não forneceu detalhes sobre a reunião e disse que se pronunciará apenas por meio da nota encaminhada à imprensa.

De acordo com o hospital, a entidade "buscará manter a regularidade dos serviços médicos e não medirá esforços para que o processo de transição se dê de modo sereno e saudável". A nota diz também que os "colaboradores lotados no Bairro Novo terão a oportunidade de prestar serviços na unidade central do HUEC [Hospital Universitário Evangélico]". Por telefone, a assessoria informou que caso os funcionários desejarem, todos serão absorvidos na unidade do Evangélico do Bigorrilho.

O documento cita ainda que haverá continuidade na parceria entre o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito ao Pronto Socorro do Evangélico (sede do Bigorilho).

Segundo a nota do Evangélico, a divisão "permanece em pleno funcionamento, e no atendimento ao Sistema Único de Saúde."

Parcerias desfeitas

O Hospital Evangélico, em seu posicionamento oficial, relatou que já foi responsável por unidades de saúde como as do Sitio Cercado e Campo Comprido. Segundo a entidade, as parcerias, "assim como outras firmadas com diversos hospitais, foram encerradas em 2012, pela gestão municipal anterior, o que gerou um elevado custo para todas as instituições envolvidas, em vista das dispensas e rescisões trabalhistas."

Prefeitura

Em nota, divulgada na página oficial da Prefeitura de Curitiba, o órgão municipal declara que vai assumir o Centro Comunitário e o Centro de Especialidades do Bairro Novo a partir do dia 1º de março.

A Secretaria Municipal de Saúde, segundo o posicionamento oficial, organizará uma "força-tarefa para garantir o funcionamento das duas unidades durante a transição, na qual a "secretaria irá "deslocar profissionais da própria rede de saúde para reforçar o atendimento no Bairro Novo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]