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O Hospital Evangélico de Curitiba fechou as portas ontem em decorrência de um problema financeiro interno e falta de suprimentos básicos. Pronto-socorro e setor de atendimento via convênios de saúde estão fechados, mas não se trata de uma greve. Os funcionários estão trabalhando e os pacientes internados continuam recebendo atendimento. Somente novos pacientes são impedidos de entrar e recebem a orientação de buscar outros hospitais.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o setor de ambulatórios do Evangélico, que fica na Rua Dr. Carlos de Carvalho, funciona normalmente com o recebimento de pacientes para consultas.

O hospital informa ainda que a diretoria da entidade está gerindo o problema financeiro para que até hoje as atividades voltem à normalidade.

De acordo com funcionários, a instituição está com o estoque de medicamentos e outros suprimentos esgotado, os equipamentos estão sem manutenção e não há sequer copos plásticos para tomar água.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc) disse que não foi comunicado sobre o fechamento do hospital.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a notificação oficial sobre a suspensão temporária de serviços do hospital só foi enviada no fim da manhã de ontem e uma equipe de auditoria foi encaminhada ao local para averiguar a situação. A prefeitura garante que todos os repasses do SUS, oriundos do Fundo Nacional de Saúde e intermediados pela Secretaria Municipal de Saúde, estão em dia.

Todos as pessoas que se dirigiram voluntariamente ao hospital foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde o tempo médio de espera para atendimento aumentou em uma hora, fazendo com que cada procedimento levasse cerca de cinco horas.

A secretaria confirmou que as ambulâncias do Siate e do Samu estavam orientadas a não levar pacientes para a instituição.

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