• Carregando...

As mudanças recentes nas leis para acelerar o andamento do processo civil são discutidas desde ontem por especialistas em evento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O encontro reúne cerca de 350 estudantes de Direito no Salão Nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade, até sexta-feira. As palestras ocorrem de manhã, das 10 às 12 horas, e à noite, das 19 às 21horas.

Os juristas convidados vão discutir outras questões importantes, como o processo civil e os direitos fundamentais, a prisão civil no processo brasileiro, e como ficou a execução de títulos extrajudiciais (cheques, notas promissórias, letras de câmbio e outros) após as reformas processuais. A estrela será o ministro Athos Gusmão Carneiro, aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um dos cérebros da reforma do processo de execução. A palestra do ministro será na sexta-feira.

O jurista Luiz Guilherme Marinoni, professor titular de Direito Processual Civil da UFPR, considera que todas essas reformas visam dar mais celeridade ao processo, evitar a repetição de ações idênticas e conferir maior força ao Supremo Tribunal Federal (STF) na função de guardião da Constituição. "O evento é muito importante para estimular a curiosidade científica dos estudantes, proporcionando o desenvolvimento do estudo do direito processual civil, podendo assim contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça", afirmou, após a palestra de abertura. Os participantes receberão certificados de atividade de extensão de 40 horas.

Serviço: Hoje – às 10 horas: "Execução de títulos extrajudiciais" e "A tendência de informatização do processo judicial". Às 19 horas: "Cumprimento de sentença" e "Discussões sobre a possibilidade de prisão civil no processo brasileiro". Mais informações no endereço eletrônico www.novas-reformas.blogsplot.com ou no telefone (41) 9119-0695.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]