• Carregando...
Dom Murilo Sebastião Krieger, dom Jaime Luiz Coelho, dom Anuar Battisti e dom João Braz de Aviz | Divulgação Arquidiocese de Maringá
Dom Murilo Sebastião Krieger, dom Jaime Luiz Coelho, dom Anuar Battisti e dom João Braz de Aviz| Foto: Divulgação Arquidiocese de Maringá

O arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Krieger, que foi arcebispo de Maringá entre 1997 e 2002 e bispo em Ponta Grossa de 1991 a 1997, vai assumir o cargo de arcebispo de Salvador (BA), que tem o status de primaz do Brasil. O cargo de primaz se dá pelo fato de a arquidiocese de Salvador ter sido a primeira diocese criada no país.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (12) pela Arquidiocese de Florianópolis. O convite foi feito pelo Papa Bento XVI.

O atual arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, também era cotado para o cargo. Mas, com a escolha de Krieger, Battisti seguirá à frente da Arquidiocese de Maringá.

Em nota divulgada à imprensa, dom Anuar Battisti parabenizou dom Murilo Sebastião Krieger e disse estar feliz pela conquista do companheiro religioso. "Em nome de todos os presbíteros e do povo da Arquidiocese de Maringá, onde fostes pastor por mais de quatro anos, desejo que o Espírito de Jesus o Bom Pastor, te acompanhe nesta nova missão."

Recentemente, outro ex-arcebispo de Maringá foi nomeado prefeito no vaticano pelo Papa Bento XVI. O catarinense dom João Braz de Aviz foi arcebispo de Maringá entre 2003 e 2004 e, está deixando o Brasil, para ser prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

Trajetória

Natural de Brusque, interior de Santa Catarina, estudou espiritualidade, em Roma e já foi arcebispo em Maringá e Florianópolis, nomeado pelo Papa João Paulo II. Além de arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, o religioso também será nomeado cardeal.

Ele sucederá, em Salvador, o cardeal Geraldo Majella Agnelo, 77 anos, que apresentou ao papa renúncia por limite de idade, que é 75 anos.

Primeira Arquidiocese do Brasil

A Diocese de Salvador (BA), criada em 25 de fevereiro de 1551, pelo Papa Júlio III, foi a primeira diocese criada no Brasil. Em 1976, foi elevada à Arquidiocese pelo Papa Inocêncio XI, e recebeu também, o título de Arquidiocese Primaz do Brasil, justamente por ter sido a primeira.

Dom Murilo Sebastião Krieger é o 27º arcebispo a assumir o cargo em Salvador. O primeiro arcebispo da arquidiocese foi dom Pedro Fernando Sardinha, que ficou de 1552 e 1556 no cargo. A igreja central da Arquidiocese de Salvador recebe o nome de Catedral Metropolitana Basílica Primacial de São Salvador, fundada em 1549.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]