• Carregando...
Quando não chove, funcionários de doceria jogam vôlei ao anoitecer, todos os dias | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Quando não chove, funcionários de doceria jogam vôlei ao anoitecer, todos os dias| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Há três meses, parte dos funcionários de uma distribuidora de doces do Centro de Curitiba encerram um expediente de oito horas de trabalho e não seguem para suas casas. Cansados, eles arrumaram outra forma de reduzir o estresse, relaxar e confraternizar com os colegas: jogar uma partida de vôlei no pátio da empresa. Com a rede amarrada de um lado no portão da loja, e do outro em um caminhão da distribuidora, o jogo ocorre sempre que não chove. E, mesmo com a improvisação, está rendendo bons resultados.

O ajudante de caixa Anderson Rodrigues sempre jogava vôlei e resolveu sugerir o esporte para os colegas. "Nós alugávamos um lugar para jogar futebol uma vez por semana. Como treino vôlei, comecei a incentivar o pessoal a fazer isso depois do expediente aqui mesmo", conta.

De acordo com o professor de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ciro Rodrigues Anez, a atividade física após o trabalho contribui para reduzir o estresse provocado pela jornada. "Ao longo do dia, a pessoa acumula tensões, e o exercício tem um efeito poderoso para combatê-las."

A dona da distribuidora de doces, Veridiana Cristina de Almeida Iatchechen, conta que sempre buscou algo que pudesse integrar a equipe e também exercitá-la, como a ginástica laboral. "Tentamos implantar outros projetos, mas acabamos não fazendo. Queríamos que os funcionários fizessem alguma atividade física. Quando surgiu essa idéia, resolvemos tentar. Foi super divertido, porque todo mundo começou a aderir, até quem não levava o menor jeito para o esporte."

Rodrigues conta que os colegas começaram a conversar mais depois do início da atividade . "Saímos do trabalho cansados e precisamos nos divertir. Depois do esporte, ficamos mais alegres, com mais ânimo para voltar a trabalhar no dia seguinte."

De acordo com Anez, a atividade física ajuda a liberar tensões independente da intensidade e do tempo que é praticada. "Hoje em dia os hormônios ficam muito tempo no organismo sem serem liberados. Isso provoca dor e tensão muscular e o esporte faz liberá-las."

Regularidade

O futebol do fim de semana é outra boa oportunidade para relaxar, encontrar os amigos e desfrutar momentos de lazer e descanso. Mas segundo o professor de Educação Física, o esporte praticado uma vez por semana reduz o estresse, mas não é eficaz para manter uma boa saúde. "Quem passa a semana toda sem fazer nada e em apenas um dia faz atividade física, perde tudo o que conseguiu de benefício com a prática do exercício. Quando retoma, inicia tudo do zero."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]