• Carregando...
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro| Foto: Divulgação/Prime Shows

Feridos na explosão

Aparecido Evangelista – funcionário Imcopa / Hospital do Trabalhador / liberado (*)

Douglas Souza – funcionário da Sincroniza / Hospital Evangélico / grave

Everaldo Ávila – funcionário da Morante / Hospital Cajurú / estável

Gildemar Macedo – funcionário da Sincroniza / Hospital Cajurú / liberado

João Maria – funcionário da Sincroniza / Posto de Saúde Araucária / liberado

Laertes Avelino Pinto – funcionário da Intecnial / Hospital do Trabalhador / estável

Onivaldo Barros – funcionário da Sincroniza / Hospital Evangélico / grave

Vinícios Vieira – funcionário da Sincroniza / Hospital Evangélico / grave

Wenderson Soares Silva – funcionário da Intecnial / Hospital do Trabalhador / estável

(*) Este funcionário não foi vítima do incêndio. Sofreu uma queda durante a evasão do local e machucou a perna.

Armindo Ferrari, de 63 anos, morreu após a explosão de um tanque de álcool da empresa Imcopa, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. O acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira deixou ainda nove pessoas feridas - três em estado grave. Ferrari era funcionário da empresa Costa Brava, tercerizada da Imcopa e que trabalha na construção de uma nova planta industrial.

Segundo a assessoria da empresa, dos nove feridos três estão em estado grave, outros três já foram liberados e o restante apresentam quadro estável (veja no quadro ao lado os nomes das vítimas).

O fogo, segundo os bombeiros, foi controlado no meio da tarde desta quarta. O trabalho se concentrou no resfriamento de um tanque localizado ao lado dos dois que explodiram. Não há risco de novas explosões. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira quando dois tanques, com 130 mil litros de álcool armazenado, explodiram - segundo informações da assessoria da empresa. As causas do acidente ainda são desconhecidas. No prazo de 15 dias, um laudo técnico deve ser divulgado informando o motivo do acidente.

A empresa Imcopa, que fica na Avenida das Araucárias, suspendeu todas as suas atividades logo após a explosão e dispensou todos os 848 funcionários - sendo 348 diretos e 500 terceirizados. De acordo com a assessoria da empresa, todas as vítimas e seus familiares estão sendo atendidos pela Imcopa e pelos empreiteiros contratados.

Sem danos ambientais

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou, por meio do site oficial do governo do estado, que a explosão dos tanques de álcool não provocou danos ambientais.

Segundo os técnicos do IAP, que acompanharam o trabalho de resfriamento feito pelo Corpo de Bombeiros, no aspecto ambiental a maior preocupação era que a água e a espuma utilizadas para baixar a temperatura chegasse a rios ou córregos próximos ao local - o que não aconteceu.

Empresa

A Imcopa é uma empresa de soja e derivados e há 40 anos atua no mercado. A capacidade de processamento por dia é de 2 mil toneladas de soja. Em 40 anos de atividades, segundo a assessoria da empresa, esta é a primeira vez que a Imcopa registra um acidente com essas proporções. Há mais de 30 anos que não há registro de acidente com vítima fatal na empresa.

A Imcopa é a maior esmagadora de soja brasileira de capital nacional e trabalha apenas com soja não-transgênica certificado, tendo sido a primeira empresa a obter esta certificação nacional.

Os tanques incendiados estão instalados na área da nova planta industrial inaugurada há um ano e meio. No próximo mês, a Imcopa vai inaugurar sua terceira planta industrial. Atualmente, a empresa possui em Araucária quatro plantas industriais em operação e que paralisaram as atividades nesta quarta-feira.

Além desse complexo industrial, em Araucária, a Imcopa opera outras três fábricas de soja no Paraná, sendo uma de sua propriedade localizada em Cambé, no Paraná, e outras duas, que operam em regime de façon industrial, ou seja, exploração com terceiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]