• Carregando...

Atualizado em 05/06/2006 às 14h50

Uma explosão no final da tarde deste sábado deixou seis técnicos brasileiros, da Unisa Hidrelétrica Binacional de Itaipu, feridos com queimaduras leves. Após o acidente, os técnicos foram levados para o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Alguns tiveram queimaduras no cabelo. Quatro vítimas foram liberadas e duas permanecem internadas, segundo informações do setor de internamento do hospital. Segundo informações divulgadas pela assessoria da Itaipu, no lado paraguaio, há feridos com queimaduras de primeiro e segundo graus. Nenhum deles corre risco de morte. Por orientação da hidrelétrica, o hospital não passou mais detalhes sobre o estado de saúde dos funcionários.

Segundo informações da edição digital do jornal paraguaio ABC Color, a explosão foi no transformador elevador da unidade geradora número 10, da usina. Com a explosão uma das turbinas, a da unidade 10, está fora de operação. Segundo informações oficiais da direção da Itaipu, o acidente não afetou o fornecimento de energia para o Brasil e Paraguai.

As causas do acidente ainda não foram divulgadas. Técnicos da usina já começaram a fazer uma perícia. A turbina atingida foi isolada para que o transformador seja trocado e deve voltar a funcionar em 15 dias. A função dos transformadores é aumentar a tensão da energia gerada para que haja menos perda no transporte de energia a longa distância.

Ainda segundo o ABC Color, a explosão não produziu um barulho forte, mas encheu a sala de máquinas da unidade atingida de fogo e fumaça. Todo o local foi isolado. O fogo foi controlado rapidamente.

Em entrevista ao jornal paraguaio, o engenheiro Pablo Teme, diretor técnico da hidrelétrica, disse que este teria sido um dos piores acidentes que já ocorreram em Itaipu. De acordo com ele a falha deve ser técnica e não humana.

Esta unidade geradora onde ocorreu o acidente está localizada na margem brasileira. E também é uma das primeiras unidades que começaram a gerar energia na usina de Itaipu.

Histórico

A usina de Itaipu é considerada a maior em operação no mundo. Entrou em funcionamento em 5 de maio de 1984. Atualmente possui cerca de 20 unidades geradoras em operação.

Veja na matéria em vídeo detalhes da explosão que aconteceu na Usina de Itaipu no fim de semana

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]