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Uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo de Curitiba (Cindacta II), da Força Aérea Brasileira (FAB), está no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior, na região Noroeste do Paraná, vistoriando operações de rádio da empresa Nordeste Linhas Aéreas. A vistoria deve acabar nesta terça-feira.

Segundo o capitão-aviador e chefe da comunicação social do Cindacta II, Leonardo Mangrich, por enquanto não foi encontrada nenhuma irregularidade. Mangrich ressalta que o Cindacta II não foi comunicado oficialmente sobre os supostos problemas e que o centro tomou iniciativa ao saber das denúncias pela mídia.

A Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa do Paraná também faz uma avaliação do aeroporto baseada em informações de que o balizamento – sistema de luzes na pista – havia sido desligado duas vezes mês passado em vôos da Trip Linhas Aéreas. O relatório deve ficar pronto na quarta-feira.

O balizamento podia ser operado tanto pela Nordeste como pela administração do aeroporto. No último dia 12, um avião da Trip com 38 passageiros e cinco tripulantes sobrevoou a cidade por mais de 40 minutos até conseguir pousar. Agora, o sistema é deixado ligado 15 minutos antes do pôr-do-sol – por volta de 18h30 nos últimos dias – até 15 minutos depois do último vôo, à 1 hora.

A administração do aeroporto maringaense é feita pela prefeitura pelo grupo Terminais Aéreos de Maringá SBMG, que pretende assumir os serviços de orientação da EPTA. O pedido já foi encaminhado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) há quatro meses, mas ainda não há resposta.

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