• Carregando...
Multas poderão ser anuladas por atraso da notificação | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Multas poderão ser anuladas por atraso da notificação| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Pontos na carteira

O Detran-PR informou que, no caso de uma multa ser cancelada, além de não precisar pagá-la, os pontos também não serão registrados na carteira de habilitação do condutor. O órgão ressaltou que não se pronuncia sobre a questão do atraso na entrega das correspondências em Curitiba. A mesma posição foi divulgada pelos Correios, que informou que a entidade não se pronuncia sobre informações relacionadas a contratos e relações comerciais com clientes, como no caso do convênio com a prefeitura de Curitiba.

Como recorrer

Veja como saber se a autuação foi remetida fora do prazo:

1. Para consultar as datas de postagem e entrega das correspondências, o condutor deve acessar o sistema de rastreamento de objetos, no site dos Correios, em www.correios.com.br. Na carta, há um número de identificação em cima do código de barras;

2. Após ingressar com o número, é necessário clicar em "buscar" e as datas de postagem e entrega aparecerão. No caso de o documento ter sido postado mais de 30 dias depois da data da infração, o motorista tem o direito de recorrer para ter a penalidade cancelada;

3. Para recorrer de uma multa, basta ir a um dos postos de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran-PR) ou então enviar o recurso por meio de Correspondência Registrada (AR). Mais informações no site do Detran-PR, no link http://bit.ly/1dk8kTu.

A pedido da Secretaria de Trânsito (Setran) de Curitiba, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) fará um levantamento para identificar as multas de trânsito que foram emitidas fora do prazo entre julho e agosto deste ano na capital.

Legalmente, os órgãos de trânsito têm 30 dias, a partir da data da infração, para enviar a notificação ao infrator. Mas, em Curitiba, o envio acabou suspenso entre 4 de julho e 19 de agosto porque a prefeitura não efetuou o pagamento devido aos Correios. No período foram geradas 55.310 autuações – boa parte delas ficou retida na Celepar até a retomada do serviço. A companhia é responsável pelo sistema que gera as notificações.

Por enquanto, a administração municipal não fala em cancelamento das multas, mas admite que as que foram emitidas fora do prazo poderão ser objeto de contestação pela esfera administrativa. A prefeitura diz ainda que só vai divulgar o valor que deixou de ser arrecadado "após a interposição dos recursos".

"Uma dívida de R$ 1,3 milhão com os Correios, deixada sem empenho pela gestão anterior, prejudicou a entrega de notificações de multas de trânsito em Curitiba", justificou a prefeitura por meio de nota. A dívida corresponderia aos serviços prestados em novembro e dezembro de 2012 e não teria sido registrada como despesa, o que teria impedido o pagamento imediato da dívida.

Artigo

O imbróglio veio à tona após a publicação de um artigo na internet escrito pelo advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo. Cópias de uma autuação enviada via correio mostram que o envelope teria sido postado em 29 de julho. No entanto, ao se consultar o número do aviso de recebimento (AR) no site dos Correios, consta que a autuação foi postada somente na última terça-feira, em 20 de agosto.

"Isso quebra a credibilidade de todo um sistema. Se não houve a devida cautela para prevenir o problema é porque houve negligência que gera uma renúncia de receita" afirma Araújo, que é presidente da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná. Segundo ele, se as multas são mantidas, o cidadão deve recorrer para se defender de uma falha reconhecida pela própria administração pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]