• Carregando...

Uma falha mecânica na adutora que abastece o reservatório da Sanepar no bairro Xaxim, em Curitiba, deixou 148 mil moradores sem água, ontem à tarde. O abastecimento na região volta a ser interrompido hoje, a partir das 14 horas, por conta do rodízio na distribuição de água tratada. O problema que causou o corte ontem ocorreu em uma válvula responsável pelo controle de vazão da água que estava sendo instalada na adutora.

De acordo com a Sanepar, o procedimento era simples e não havia necessidade de interromper o fluxo da água. Mas como a peça travou foi preciso fechar o registro, deixando parcialmente desabastecidos os bairros do Pinheirinho, Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Sítio Cercado e Ganchinho. Somente o Xaxim ficou totalmente sem água. No entanto, o problema só foi percebido nos imóveis que não possuem caixa da água.

A Sanepar informou que o serviço começou a ser executado ao meio-dia e terminou quatro horas depois. Por volta das 16h30 a água começou a ser bombeada novamente e a expectativa era de que até o fim da noite de ontem o abastecimento fosse normalizado.

Mas o fornecimento no Xaxim vai durar pouco. A partir das 14 horas, 12 bairros da capital e mais três municípios da região metropolitana de Curitiba que integram o grupo 6 do rodízio serão afetados (veja quadro). A interrupção termina às 16 horas de amanhã.

Ontem, o bairro Umbará, que não faz parte do rodízio, também ficou sem água no período da manhã. Obras de manutenção na rede de distribuição deixaram 6.390 casas desabastecidas. O Umbará é abastecido pela Represa do Passaúna, que não sentiu tanto os feitos da estiagem como os reservatórios do Iraí e Piraquara 1, cujo nívelestá muito abaixo do normal. Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, não há risco dos bairros atendidos pelo Passaúna também serem obrigados a entrar no rodízio nas próximas semanas porque a água no local pode manter o abastecimento por até 180 dias.

Sobre a ampliação do número de horas do rodízio de 26 para 30, a Sanepar ainda não se pronunciou, mas a medida pode ser tomada a qualquer momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]