• Carregando...

Uma falha no sistema tornou ainda mais demorada a espera de quem deixou para o último dia a regularização do título de eleitor junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além das filas, que se formaram em todo o estado para transferir ou fazer o título, os paranaenses tiveram que enfrentar o frio desta manhã.

A grande procura é em virtude do fim do prazo, esta quarta-feira (3), para os eleitores que precisam fazer ou transferir o título de eleitor no TRE. Quem ainda não fez ou transferiu o seu título deve procurar a central de atendimento do TRE, que fica na Rua João Parolin, no Prado Velho, das 9h às 18h.

Aqueles que não regularizarem a sua situação junto à Justiça Eleitoral não poderão votar nas eleições de outubro.

Para regularizar a situação do título eleitoral é necessário levar até o TRE o comprovante de residência, que pode ser uma conta, no nome do eleitor, dos pais, do marido ou da mulher. Para quem vai fazer o primeiro título, a conta precisa ser recente. Por último, quem for transferir o documento de município, o comprovante precisa ser de pelo menos três meses atrás.

Já o eleitor que perdeu ou teve o título roubado não precisa correr. Basta pedir a segunda via do documento até dez dias antes da eleição. Os outros documentos são iguais para todos os casos: documento oficial original com nome completo, data de nascimento, nomes dos pais e cidade onde nasceu (pode ser a identidade, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho), e para homens com mais de 18 anos, é preciso apresentar a quitação do serviço militar.

O título deve ser emitido na cidade em que o eleitor mora, na Central de Atendimento ao Eleitor ou no Cartório Eleitoral. Se não existir um Cartório Eleitoral na cidade, informe-se sobre qual o município responsável pelas eleições em sua cidade e procure o respectivo Cartório Eleitoral Para saber o endereço, ligue para (41) 3330-8500.

Para mais informações acesso o site: http://www.tre-pr.gov.br/eleicoes/elei2006.htm.

Números

O movimento na central do TRE em Curitiba triplicou na última semana. A média diária de atendimento em períodos normais é de 500 pessoas, mas chegou a 1.500 na sexta-feira. Em anos eleitorais anteriores, a central chegou a atender 4.100 pessoas no último dia do prazo. Mas todos que comparecem à sede do TRE foram atendidos. Na quarta-feira, quem estiver na fila até às 18hs recebe uma senha e tem atendimento garantido. O novo título é entregue no mesmo dia.

A expectativa da direção do TRE-PR é que o número de eleitores neste ano no estado chegue a 7,1 milhões. Mas esse número pode ser superado, já que até fevereiro, no último levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, já havia 7.015.414 eleitores cadastrados no Paraná. Nas eleições municipais de 2004, o número de votantes no estado foi de 6,9 milhões de eleitores. Curitiba e região metropolitana concentram um terço do total.

Veja em vídeo como foi o atendimento no TRE neste último dia para regularização

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]