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Espera infrutífera: em São Paulo, nem documentos prontos puderam ser retirados | Apu Gomes/Folhapress
Espera infrutífera: em São Paulo, nem documentos prontos puderam ser retirados| Foto: Apu Gomes/Folhapress

O sistema de agendamento de passaportes da Polícia Federal (PF) apresentou falhas pelo segundo dia seguido e prejudicou milhares de pessoas em todo o país. A PF informou que os serviços seriam restabelecidos até as 18 horas de ontem, mas o site da corporação continuava indicando que os itens "requerer passaporte" e "consultar agendamento" estavam indisponíveis até o fim da noite Não há previsão para a normalização.A falha técnica no sistema da Polícia Federal começou na manhã de segunda-feira. A corporação informou que apenas serviços de agendamento haviam sido prejudicados, mas milhares de pessoas também não conseguiram retirar passaportes – mesmo tendo recebido e-mail da PF indicando que estavam prontos.

Além disso, também houve lentidão no processo de entrevista e cadastro dos usuários. Isso porque todos os dados já registrados precisaram ser novamente fornecidos e cadastrados pelos agentes. A PF informou que a demora foi de cerca de 10 minutos, mas em alguns postos chegaram a suspender os serviços e recomendar que os interessados retornassem após a normalização. Diariamente, a PF emite, em média, 6,5 mil passaportes em todo o país.

A Superintendência da PF em São Paulo – a mais movimentada do país, responsável pela emissão de 60% dos passaportes nacionais – foi um dos locais onde não foi possível retirar os documentos prontos ontem.

Apreensão

O analista de sistemas Cássio Francisco Abbate, de 43 anos, que tem uma viagem à Europa marcada para o dia 16 de outubro, terá que esperar mais uma semana para renovar o passaporte. Deixou o pai, que está internado em um hospital, e compareceu a um posto da PF em São Paulo no horário agendado, 15h45. Abbate disse ter medo de não conseguir a renovação a tempo da viagem.

A empresária Elvira Biagini, 73, tem o mesmo medo. Ela tem uma passagem de avião comprada para Nova York no dia 12 de outubro. Compareceu ao posto às 10h30 de segunda-feira, conforme o horário marcado. Esperou até as 15h30 e não foi atendida. Ontem, voltou ao posto após receber uma mensagem na secretária eletrônica, mas novamente não conseguiu fazer o requerimento. "Eles estão brincando com a paciência das pessoas", afirmou. Ela quer cancelar o pedido de renovação do passaporte e reaver os R$ 150 da taxa. Porém, reclama de ter que ir até a superintendência do órgão, na Lapa, para ter o dinheiro devolvido.

O executivo Paulo Torelly, 50, foi até a superintendência da PF na Lapa para buscar o passaporte de seu filho de 9 anos, na tarde de ontem. Pelo prazo, o documento já estaria pronto, mas ele não conseguiu retirá-lo. "Não queriam me deixar subir’’, afirma ele, que também reclamou da falta de informação. "O fato do sistema estar fora do ar desde ontem e eles não terem divulgado é um absurdo.’’

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