Danielle Valenzuela mandou imagem da Rua Nicarágua, no Bacacheri, que ficou bloqueada por causa da queda de uma árvore| Foto: Danielle Valenzuela

Vestibular

Próximo aos locais onde serão realizadas as provas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste domingo, o tráfego está fluindo normalmente. A organização do concurso recomenda prestar atenção nas vias de acesso e ao horário de fechamento dos portões: eles abrem 12h45 e fecham às 13h30.

CARREGANDO :)

Serviço

Em situações de emergência, como queda de árvores, o cidadão deve entrar em contato por telefone com o Corpo de Bombeiros do seu município, discando o número 193.

Moradora observa árvore que caiu em sua casa após forte temporal em Curitiba, neste sábado
Diversas áreas de Curitiba registraram queda de árvores neste sábado
O leitor Hilton Ahrens registrou um carro que ficou
Equipes da prefeitura trabalham para limpar os estragos causados pela chuva nas ruas da cidade
Forte chuva derruba muros e causa estragos em estabelecimentos comerciais de Curitiba neste sábado (8)
Árvore cai na Rua Ricardo Lemos, no Ahú, em Curitiba, após forte chuva neste sábado
Ruas do bairro Cabral, na região Norte, em Curitiba, ficaram alagadas por causa da chuva deste sábado (8)
Pelo Facebook, o leitor Raphael Kuzer Lehmkuhl enviou imagens de um carro atingido por uma árvore, na tarde deste sábado, durante forte chuva em Curitiba
A leitora Patrícia Dvorak, que mora no bairro Água Verde, em Curitiba, enviou imagem do temporal que iria atingir a cidade
O leitor Antonio Rodrigues P. Junior fez uma imagem da Rua Visconde de Nácar, que ficou alagada nesta tarde
Foto da leitora Maristela Schwerz mostra árvora caída no Terminal do Cabral, em Curitiba
Foto da leitora Maristela Schwerz mostra árvora caída no Terminal do Cabral, em Curitiba
Carro fica destruído após ser atingido por árvore na região Norte de Curitiba. Imagem do leitor Raphael Kuzer Lehmkuhl
No Instagram da Gazeta do Povo, o leitor Camilo Padro enviou imagem do Centro Cívico, em Curitiba
O leitor Gabriel Lima fotografou a imagem de uma árvore caída em cima de um automóvel e enviou para o Instagram da Gazeta do Povo
Árvore cai na Rua Ricardo Lemos, no Ahú, em Curitiba
O leitor Plínio enviou foto da Rua Roberto Lambach, no Bacacheri, para o Instagram da Gazeta do Povo
Carro é atingido por árvore após temporal em Curitiba
Moradores observam árvore que caiu em uma casa após forte temporal em Curitiba neste sábado
Imagem do leitor André Thiago Losso mostra carros danificados com a queda de árvores no estacionamento do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico
Imagem do leitor André Thiago Losso mostra carros danificados com a queda de árvores no estacionamento do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico
Imagem do leitor André Thiago Losso mostra carros danificados com a queda de árvores no estacionamento do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico
Gilson Vaciski fotografou os galhos de árvores que atingiram carros estacionados em um clube de Curitiba neste sábado
Foto do leitor Fred Trott mostra árvores caídas no bairro Centro Cívico, em Curitiba
Carros estacionados no MON, no Centro Cívico, foram atingidos por árvores. Foto do leitor Fred Trott
Curitiba registrou muitos estragos por causa do temporal
Galhos de árvores ficaram espalhados por diversas ruas da capital como na Rua Guaratuba, Ahú. No local, quatro carros sofreram avarias.
Equipes da prefeitura e do corpo de bombeiros tiveram bastante trabalho para retirar galhos e árvores das ruas
No domingo à tarde, duas árvores caídas na Rua Ricardo Lemos continuavam bloqueando o trânsito.
Bairros da região Norte de Curitiba foram os mais afetados. Trânsito ficou comprometido na Rua Benjamim Zilli, no Ahú.
Moradores sofrem com falta de energia elétrica e ruas bloqueadas
Árvore precisou ser cortada para desobstruir a Rua Benjamim Zilli, no bairro Ahú.

Até as 16h30 deste domingo (9), cerca de cinco mil residências permaneciam sem energia elétrica em Curitiba por causa da forte chuva e ventania que atingiram a capital paranaense e a região metropolitana na tarde de sábado (8). Incluindo a região metropolitana da capital e o Litoral do estado, o número de unidades consumidoras sem energia chegava a 8 mil.

Publicidade

Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o bairro Bacacheri é o local com o maior número de casas que continuam sem abastecimento de luz. A situação deve ser normalizada ainda neste domingo, mas os trabalhos irão depender das condições meteorológicas. Conforme previsão da própria Copel, o fornecimento de energia elétrica deve ser normalizado em 90% dos casos até por volta da meia-noite deste domingo. Ao todo, 80 eletricistas (que trabalham em duplas) estão nas ruas para tentar recuperar as redes elétricas afetadas.

Fotos: veja imagens da chuva em Curitiba

Em Curitiba, até as 18h, o trânsito seguia bloqueado entre as ruas Mateus Leme e João Gava, no bairro São Lourenço, por causa de árvores caídas nas proximidades. As informações são da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A reportagem da Gazeta do Povo também confirmou que as ruas Ricardo Lemos e Guaratuba, no Ahú, também tinham trechos bloqueados por árvores caídas até o final da tarde deste domingo.

Desde as 16h de sábado até a manhã deste domingo (9), a Defesa Civil de Curitiba recebeu 51 chamados. Os dois últimos pedidos de lona foram feitos no bairro Boa Vista. A prefeitura estima que o número de árvores caídas na cidade seja de 60 a 80, além de 10 alagamentos de ruas e 20 destelhamentos. Os bairros mais afetados foram: Rebouças, Boa Vista e São Lourenço.

Durante todo o dia, equipes da prefeitura trabalharam para remover as árvores derrubadas pelo temporal. Os atendimentos foram feitos de maneira prioritária, começando pelo Boa Vista e pelo Centro Cívico, locais com grande número de ocorrências. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados ao longo da semana.

Publicidade

Leitores da Gazeta do Povo informaram por meio das redes sociais que o bairro Ahú, um dos mais afetados pela chuva, cabos de transmissão de energia elétrica foram rompidos e várias árvores caíram. Na Rua Guaratuba, os sistemas de telefonia e TV a cabo também sofreram danos, mas foram reestabelecidos no final da manhã deste domingo.

A esquina entre as ruas Holanda e Estados Unidos, no Bacacheri, também ficou bloqueada por causa da queda de uma árvore.

Temporal

Uma chuva de 15 minutos em Curitiba e região metropolitana, por volta das 16h30, de sábado (8), foi responsável por deixar mais de 45 mil residências sem energia elétrica, ruas alagadas, casas e carros danificados por causa da queda de árvores e vias bloqueadas.

Os bairros mais afetados pela chuva foram Atuba, Ahú, Hugo Lange, Bacacheri, Cabral, Boa Vista, São Lourenço, Alto da XV, Tatuquara e Campo do Santana. O tráfego também ficou bloqueado em vários pontos do Pilarzinho, Boa Vista e Ahú.

Publicidade

Segundo a Prefeitura Municipal de Curitiba, a chuva destelhou parte do Hospital Nossa Senhora da Luz, no Rebouças, e derrubou o muro da Escola Municipal Jaguariaíva, no Bacacheri. Uma marquise de um condomínio residencial localizado no bairro Boa Vista despencou com chuva e o vento, mas a estrutura do prédio não ficou danificada. Nenhum morador se feriu.

Futebol

O temporal também atrapalhou no campo de futebol. No bairro Santa Felicidade, a final do campeonato de futebol amador de Curitiba, a Suburbana, foi cancelada no estádio Trieste. Uma nova data será definida na semana que vem.

Interior

Segundo o Simepar, os maiores volumes de chuva no interior do estado foram registrados até por volta das 16h30, de sábado, nas cidades de Guaíra, Francisco Beltrão, União da Vitória e Pato Branco, no Sudoeste.

Publicidade

No interior, a Defesa Civil informou que 16 casas ficaram destelhadas e árvores caíram no município de Mallet, na região Sudeste. O temporal começou por volta das 14h40 e durou menos de dez minutos. Não houve feridos.

Chuva causa estragos em Curitiba