• Carregando...
Perfil saudável: mães casadas e adultas são as que amamentam os seus filhos por mais tempo, de acordo com levantamento | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Perfil saudável: mães casadas e adultas são as que amamentam os seus filhos por mais tempo, de acordo com levantamento| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Como fazer para doar frascos ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Hospital de Clínicas, Celestina Bonzanini Grazziotin, os frascos a serem doados precisam ter as seguintes especificações:

- O pote precisa ser de vidro, com tampa de plástico e a abertura do pote deve ser larga;

- O tamanho do frasco não pode ultrapassar a capacidade de 400 ml;

A coordenadora acrescentou que recipientes de cafés e chás solúveis, assim como vasilhas de doces de pão são exemplos de potes que servem para ser doados ao hospital.

Para saber mais sobre a doação de frascos ligue: 41 3360-1867. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 2 a 7 de agosto, o Banco de Leite do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, um dos maiores coletores do estado, chama a atenção para a falta dos frascos que são utilizados para armazenar o leite coletado. "Temos um bom estoque de leite, o que precisamos é que a comunidade nos ajude doando frascos", informou a coordenadora do Banco de Leite do Hospital de Clínicas, Celestina Bonzanini Grazziotin.

Para conseguir refrigerar os litros coletados de leite todo mês, que podem chegar a 220 litros, é preciso uma grande demanda de pote de vidro. E, de acordo com a coordenadora do Banco de Leite do HC, não é qualquer recipiente que serve. "É preciso ressaltar que os potes utilizados pelo hospital precisam ser de vidro, com tampa de plástico, boca larga e que comporte no máximo 400 mililitros", ressaltou Celestina. "Sempre recebemos frascos de plástico ou com tampa de metal, o que causa uma grande quantidade de lixo no hospital, pois acabamos não utilizando", disse a coordenadora.

E toda essa exigência não vem à toa. Depois de o leite ser coletado na casa da doadora, ele é passado por um processo de análise bioquímica – para estudar se o leite possui qualidade necessária para nutrir uma criança – e é pasteurizado. Somente depois de todo esse processo o leite é reenvasado em frascos padronizados e enviados às crianças.

De acordo com informações do site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o Paraná é um dos estados que possui maior estoque de leite humano. São 14 bancos de leite espalhados em nove municípios do estado.

Doação

Para as mães que, mesmo amamentando seus filhos, tenham sobra de leite e queiram doar podem procurar o banco de leite mais próximo. A coordenadora do banco de leite do HC alerta que o leite que está refrigerado tem prazo de validade de até 12 horas. Se o leite for congelado, o prazo aumenta para 14 dias e, caso a mãe esteja utilizando o leite descongelado, que ele seja consumido em até 12 horas. "Sempre alertamos as mães quanto a isso para que o leite não perca suas propriedades nutritivas", informou Celestina.

Hospital Evangélico

Para a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Evangélico, Maria Rita Lopes Pagi, atualmente não há uma grande preocupação a respeito da falta dos frascos para o armazenamento do leite. Ela explicou que há cinco ou seis meses o hospital recebeu uma grande doação de vasilhames do Rotary Club. "Então, por enquanto, esta atenção a respeito dos potes ainda não é alta aqui no Evangélico", afirmou Maria Rita. Apesar disso, a coordenadora ressaltou que é necessário fazer campanha quando há uma falta na quantidade de vasilhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]