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O crescimento da frota num ritmo acima da média estadual nas cidades da região metropolitana tem preocupado os gestores de trânsito desses municípios. O caso mais emblemático é o de Araucária. A cidade teve um salto populacional no ano passado com a ampliação de uma refinaria de Petróleo e recebeu cerca de 20 mil novos trabalhadores, o equivalente a cerca de 20% da população da cidade. Esse é um dos fatores que contribuiu para o crescimento de 12,6% da frota de veículos de um ano para o outro. "Não houve um planejamento prévio para que pudéssemos absorver esse impacto e agora tomamos medidas para dar suporte a esse e a outros empreendimentos que estão se fixando na cidade", relata o secretário de Urbanismo de Araucária, Mario Torres. Segundo ele, as medidas que estão sendo tomadas vão desde a implantação de estacionamento regulamentado, fiscalização eletrônica, recuperação de ruas centrais para a instalação de binários até a abertura de novas vias.

Situação semelhante vive São José dos Pinhais, a terceira cidade com maior registro de crescimento na frota de um ano para o outro – 11,6%. "A cidade cresceu economicamente e em população. Empresas vieram pra cá exigindo mão de obra qualificada, o que significa trabalhadores com poder de compra, refletindo diretamente no aumento da frota", avalia o secretário de Urbanismo de São José, Luiz Afonso Scarpin.

Segundo ele, a cidade ainda não sofre congestionamentos, mas já há registros de horários e pontos críticos com falta fluidez no tráfego. "Ainda nesse mês estamos terminando as alterações no anel viário central e também vamos transferir o terminal central de transporte coletivo da área onde está hoje, bem no Centro. A frota flutuante daqui também nos preocupa, pois além do aeroporto, temos três BRs cortando o perímetro urbano", diz o secretário.

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