• Carregando...

Uma solenidade no Museu do Expedicionário em Curitiba marcou ontem o 61.º aniversário da tomada de Monte Castello, durante a 2.ª Guerra Mundial. Na cerimônia, que contou com a presença de 25 pracinhas (designação dada aos militares brasileiros que combateram na Itália), foram homenageados personalidades paranaenses que contribuíram para a manutenção da Legião do Expedicionário e oficiais do Exército.

Entre os homenageados estava o colunista da Gazeta do Povo, Cid Destefani, que recebeu a medalha Marechal Zenóbio da Costa, fundador do 1.º Batalhão de Polícia do Exército. Cid é titular da coluna "Nostalgia" há 17 anos. Ele trabalhou no jornal pela primeira vez em 1958.

Outra personalidade homenageada foi o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, que recebeu a medalha Tenente Max Wolf Filho, paranaense de atuação destacada na Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2.ª Guerra Mundial.

Monte Castello foi tomado em dia 21 de fevereiro de 1945 por tropas da FEB e norte-americanas que lutavam contra a resistência alemã. O ponto era considerado estratégico para o controle dos transportes na região. O ataque também contou com apoio da Força Aérea Brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]