• Carregando...
Oficina de reaproveitamento de retalhos no Caic Cândido Portinari | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Oficina de reaproveitamento de retalhos no Caic Cândido Portinari| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Desde sexta-feira (23), a Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba recebe a Feira da Paz. A ação busca estimular as boas relações e leva atividades culturais, educativas e recreativas para a po­­pulação. A iniciativa da primeira edição do evento partiu dos Amigos do Sabará, um grupo de líderes e voluntários do bairro. Após conversas nos cafés com a comunidade promovidos pela Grupo Paranaense de Co­­mu­nicação (GRPCom) através da campanha Paz Tem Voz, eles decidiram trabalhar por melhorias no local. O evento é realizado pelo GRPCom em parceria com os Arranjos Educa­tivos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a prefeitura de Curitiba.

Ontem de manhã, para abrir o evento, aproximadamente 180 alunos das turmas de 8ª série no CAIC Cândido Portinari, participaram da palestra da Patrulha Escolar Comunitária, que trouxe a banda de rock do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A direção da escola escolheu os alunos dessa faixa etária, porque eles estão completando o ciclo do ensino fundamental e poderão levar adiante essa mensagem de paz. O 2º Sargento Marcos Roberto de Oliveira, do Batalhão de Patrulha Escolar e membro da banda, explica que fazer uma apresentação musical e passar a mensagem de paz desta forma é muito mais eficaz para os adolescentes. Além da banda, a dupla paranaense Willian e Renan também esteve presente. "A gente apoia a campanha e incentiva, porque já passamos por situações de violência em shows e sabemos como funciona. Esta é a idade certa para levá-los a terem contato com a consciência da não-violência", afirma Willian.

Durante o dia foram feitas blitzes para distribuir adesivos da campanha e convidar os moradores para as oficinas oferecidas durante todo o fim de semana. À tarde, o CAIC abriu as portas para uma oficina de reaproveitamento de retalhos e consultoria jurídica. Hoje, a escola terá oficina de skate e jornalismo cidadão, contação de histórias e, no Bosque São Nicolau, haverá apresentação de teatro, dança e ações simbólicas pela paz.

Serviço

A programação de sábado (23) se divide entre o colégio e o Bosque São Nicolau (Rua José Rodrigues Vieira Netto, esquina com Rua das Águias), das 9 às 17 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]