• Carregando...
Papo U levou a internet para o “mundo real” | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Papo U levou a internet para o “mundo real”| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

O Papo , promovido pela Gazeta do Povo, levou a internet para o “mundo real”, na noite desta quarta-feira (14), no Museu Oscar Niemeyer (MON). Mais de 340 estudantes, profissionais da mídia e fãs da internet prestigiaram a blogueira curitibana Bic Muller, do “Morri de Sunga Branca”, e o publicitário Lucian Woytovicz, responsável pelo conteúdo da “Prefs” (página de Facebook da Prefeitura de Curitiba).

Já na abertura, Bic resumiu: não há “segredo para o sucesso”. “Acho que a gente está em uma nova fase, de falar sobre como o conteúdo é gerado”. E deu o exemplo do próprio “Morri”, que antes focava mais em comentários sobre subcelebridades, “mas elas estão escassas”. Hoje, os comentários sobre novelas ganham cada vez mais espaço.

A blogueira destacou o fenômeno da “segunda tela”, em que as redes sociais são utilizadas para comentar o que passa na televisão. Foi o caso do MasterChef, que anunciou até seu resultado no Twitter. “Essa relação com a TV é uma coisa muito quente, muito legal de trabalhar”, diz ela. Mas é algo que está na “beira da virada”, que periga acabar quando o formato de streaming (como o do Netflix) ganhar força.

Veja como foi o Papo U sobre blog e social media

Bic Muller, do blog Morri de Sunga Branca e roteirista da Rede Globo e Lucian Woytovicz, uma das pessoas atrás do famoso perfil da Prefs de Curitiba falam como a internet pode virar uma fonte de renda.

+ VÍDEOS

Prefs

“Minha mensagem é: fazer com que toda a nossa interação no mundo digital se conforme em algo também no mundo off-line”, resumiu Lucian Woytovicz, sobre o trabalho da prefeitura de Curitiba.

Ele explicou que a equipe hoje é composta por oito pessoas, sendo duas responsáveis pela produção de conteúdo e as demais no atendimento às solicitações. Por ser um órgão público, diz, a prefeitura busca formas de dar vazão às solicitações feitas pelos cidadãos, o que é difícil “ porque a internet vem na velocidade dela e a máquina pública na velocidade da máquina pública”.

Mas o que vale para o poder público, diz Lucian, vale também para empresas, com o princípio fundamental do “diálogo”. “Você vê vários anúncios na internet dizendo que você tem que estar na internet. Mas se você não criar um diálogo com o cidadão ou seu cliente, não serve para nada”, defende. E conclui: “se o seu cliente está satisfeito, ele vai te defender”.

Público

Designer e gerente de projetos digitais, Monica Mendes, 37 anos, admira o “case” da “prefs”. “Eles trazem uma forma mais leve que é o que o usuário quer, e isso é importante para todo o mercado”. Além disso, ela revela que corre para o “Morri” toda vez que começa uma novela para ver a “escala de ódio”.

A estudante de publicidade Camilla Lelis, 22 anos, também foi em busca da experiência da prefeitura e diz: “a gente comenta sempre nas aulas”. Já a fotógrafa Fernanda Castro, 63 anos, descobriu o Papo U lendo o jornal impresso da Gazeta do Povo e conta que foi ao evento para ouvir a banda e ver “o que eles estão fazendo, como estão utilizando a mídia”.

Papo

Com patrocínio da Unicuritiba, o Papo U é uma evolução do Papo Universitário Gazeta do Povo. O objetivo continua o mesmo de conectar os jovens a temas relevantes que estão em discussão. A diferença é que agora o projeto está com foco ainda maior no digital com conteúdo em podcasts e vlogs que serão compartilhados via redes sociais aumentando ainda mais a interatividade com o público jovem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]