• Carregando...
Frio e chuva em Maringá levaram moradores aos shoppings | Fábio Dias/Gazeta do Povo
Frio e chuva em Maringá levaram moradores aos shoppings| Foto: Fábio Dias/Gazeta do Povo

Clima antecipa retorno de turistas do litoral

Com frio e céu nublado, muitos turistas que estavam no litoral paranaense acabaram antecipando o retorno para a capital. O movimento ontem na BR-277, entre Paranaguá e Curitiba, foi alto, segundo a concessionária Ecovia. Entre as 16 e 19 horas, o fluxo foi de 2,1 mil veículos por hora na rodovia. O retorno antecipado vai aliviar a volta do litoral hoje, feriado municipal em Curitiba, pelo dia da padroeira da cidade.

Quem decidiu aproveitar a praia até o último momento fugiu do tempo ruim em programações alternativas. Uma delas foi a visita ao navio da Marinha RbAM "Tritão", no Porto de Paranaguá. Aberto à visitação pública, o rebocador de alto mar realiza o salvamento de navios e embarcações. Os visitantes puderam observar os armamentos, como metralhadoras, guindaste, lanchas infláveis e minas marítimas.

Moradora em Curitiba, a dona de casa Luciane Aparecida dos Santos resolveu visitar o navio junto com toda a sua família. "Há muito tempo eu não visitava o Porto de Paranaguá. É muito interessante, principalmente em relação ao navio, que dificilmente é acessível", diz.

O navio foi atrativo também para moradores do litoral. "Sempre vi os navios de longe, mas essa é a primeira vez que embarco em um. Nunca tinha entrado no porto e tenho certeza que esse será um registro muito marcante", conta a professora Andresa Daiane, moradora em Paranaguá. (Bianca Marchini)

  • Rebocador da Marinha foi atração para quem ficou no litoral, apesar do tempo ruim
  • Praia da Cachoeira, no Norte Pioneiro, atraiu banhistas e esportistas

Turistas que escolheram os recantos ecológicos no interior não tiveram problema para se adaptar ao tempo frio que afetou todo o estado durante o fim de semana prolongado

Foi o caso da advogada Oriana Smiguel, que escolheu uma pousada na cidade de Castro, nos Campos Gerais, para passar o feriado com o marido Josnei e as filhas Alexandra e Giulia, moradores de Ponta Grossa. "No domingo, a gente até estava pensando em ir pra piscina, mas fez muito frio. Mesmo assim está muito bom. O que é legal das pousadas e hotéis-fazenda é que não importa o clima; fizemos cavalgada e temos outras atividades", conta. Oriana diz que prefere levar a família a locais que possuam o apelo de turismo ecológico para que as filhas tenham mais contato com a natureza.

Em Foz do Iguaçu, na região Oeste, o feriadão atraiu mais de 30 mil visitantes. Os atrativos locais são sempre sucesso de público, independente do clima: Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, compras no Paraguai e os cassinos na Argentina são as principais atrações da tríplice fronteira. O Parque Nacional do Iguaçu registrou a venda de 25 mil ingressos entre sábado e terça-feira. Só o Parque das Aves recebeu 4 mil turistas. "Para poder conhecer tudo, planejamos ficar no mínimo cinco dias. Chegamos na sexta-feira e vamos embora na quarta (hoje). Viemos de avião de Vitória e alugamos um carro para aproveitar melhor. Ainda falta aproveitar a noite Argentina", comentou a capixaba Cecília Costa, ao lado do marido e de um casal de amigos.

Já os londrinenses acordaram cedo no feriado de 7 de Setembro e foram ao Lago Igapó para aproveitar a trégua da chuva que caiu durante a madrugada e no período da tarde. En­­­fren­­­­taram o vento frio (no início do dia os termômetros marcaram por volta dos 12°C), e aproveitaram o sol, meio tímido, para se exercitar. Entre corridas, caminhadas e atividades na academia ao ar livre, pais curtiram a manhã com os filhos.

Tempo bom

No Norte Pioneiro, o fim de semana de tempo bom garantiu movimento nas praias artificiais da represa de Xavantes, na divisa com São Paulo. As águas do lago artificial, formado pelo represamento dos rios Paranapanema e Itararé, banham na sua margem oeste cinco cidades paranaenses, que recebem visitantes dos dois estados.

Os locais mais procurados são a Praia da Cachoeira, em Ri­beirão Claro, preferida por banhistas e praticantes de esportes de aventura e os balneários particulares de Carlópolis, ponto de encontro de pescadores amadores. As prefeituras das duas cidades calculam que durante o final de semana cerca de 10 mil turistas passaram pela região.

A comerciária Beatriz Diniz Junqueira, que mora em Santo Antônio da Platina, recebeu a mãe, irmãs e cunhadas que vivem em São Paulo (SP), durante o final de semana. A família passou o domingo em um hotel em Carlópolis. "Eu sempre achei esse lugar lindo. Queria mostrar para minha família. Não é só uma opção de lazer. É um lugar maravilhoso que precisa ser mais bem divulgado", comenta.

Em Maringá, o tempo chuvoso ontem levou os moradores para dentro dos shoppings. Os cinemas e as praças de alimentação e entretenimento dos três centros de compras da cidade ficaram lotados. O Festival Nipo-Brasileiro, realizado na Asso­­ciação Cultural e Esportiva de Maringá, também teve bom movimento. A falta de outras opções de lazer foi parar até no Twitter, com manifestações de moradores da cidade.

A bancária Francielle Mon­­telares, 31 anos, optou por ir para o cinema, juntamente de outros cinco familiares. "Gostamos de vir ao cinema, mas Maringá deveria ter mais opções de divertimento no feriado", diz.

Muitos sentiram falta do sol e do calor do início do feriadão. Até segunda-feira, o gramado da praça da Catedral, tradicional área de lazer da cidade, ficou lotado de famílias em piqueniques, prática de esportes e brincadeiras infantis.

Colaboraram Daniel Costa e Thiago Ramari

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]